Campus João Câmara

IFRN celebra formatura e recebe visita de executivos da energia eólica

Ações destacam pioneirismo na formação e potencial de colaboração para o desenvolvimento regional

Publicada por Max Praxedes em 27/05/2024 Atualizada há 3 semanas, 5 dias

O Campus João Câmara do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foi palco da formatura da primeira turma de auxiliares de manutenção eólica, em uma iniciativa pioneira voltada para as comunidades indígenas do Amarelão, Serrote São Bento e do assentamento Santa Teresinha. A ação foi realizada pela empresa CPFL Renováveis, em parceria com o Senai - Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER).

A cerimônia, que aconteceu na quinta-feira, dia 23 de maio, contou com a presença do reitor do IFRN, professor José Arnóbio, do diretor-geral do Campus João Câmara, Matheus Tavares, da governadora do Estado, Fátima Bezerra. além de parlamentares, gestores e representantes das empresas State Grid e CPFL Energia.

Durante o evento foi celebrado não apenas o sucesso da primeira turma de profissionais técnicos capacitados para o mercado de energia eólica, também foram apresentadas novas ações sociais que impactarão positivamente as comunidades locais da região do semiárido. "A formatura representa um marco importante não apenas para os formandos, mas para o desenvolvimento econômico e a inserção qualificada de profissionais em um dos mercados de trabalho mais dinâmicos do país", disse José Arnóbio.

Formatura Campus Joao Camara (2024)

Visita técnica

Ainda no dia 23, o reitor do Instituto e o diretor-geral do Campus João Câmara receberam a visita de XinJian Chen, presidente da State Grid, empresa controladora da CPFL Renováveis, juntamente com membros de sua comitiva. Durante a visita, que incluiu uma exploração da estrutura de laboratórios do Campus João Câmara do IFRN, ocorreu um debate produtivo sobre o papel crucial do Instituto na inclusão social e na preparação de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho, especialmente no setor eólico. Os cursos de energias renováveis e eletrotécnica foram destacados como fundamentais para o desenvolvimento da Região do Mato Grande.

Visita State Grid (2024)

Os executivos chineses expressaram interesse em estabelecer parcerias futuras com o IFRN, visando capacitação e qualificação de mão de obra, bem como recrutamento de alunos para atuar na CPFL. A proposta inclui a realização de cursos e capacitações nos laboratórios do Campus, uma colaboração que promete beneficiar ambas as partes.

"A visita do presidente da State Grid e sua comitiva ao Campus João Câmara do IFRN foi extremamente enriquecedora e promissora. Discutimos não apenas a importância do Instituto na formação de mão de obra qualificada para o setor eólico, mas também exploramos possíveis parcerias com a CPFL para ampliar ainda mais nossos horizontes educacionais. Estamos entusiasmados com as oportunidades de colaboração que surgiram e confiantes de que essa visita marca o início de uma relação frutífera para ambas as instituições e para o desenvolvimento da nossa região", disse o reitor.

Formatura
Campus João Cãmara