Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacional

IFRN celebra a inauguração do escritório do EducationUSA

Instituto promove evento com representantes da Embaixada dos Estados Unidos

Publicada por Ester Macedo em 30/04/2024 Atualizada há 6 meses, 2 semanas

Nesta terça-feira (30), a Diretoria Sistêmica de Internacionalização (Dint) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) promoveu o evento de inauguração do escritório do EducationUSA. A celebração contou com representantes do Instituto e da Embaixada dos EUA, além de convidados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e estudantes do IFRN que participaram de programas da Embaixada.

O EducationUSA é uma rede global de Centros de Orientação do Departamento do Estado Americano que tem como objetivo facilitar as informações referente às oportunidades de graduação em instituições de ensino americanas. No Brasil, existem mais de 40 Centros EducationUSA e o IFRN passa a ser um deles.

Para o Oficial de Diplomacia Pública, Jeffrey Lodermeier, é uma honra estar em solo potiguar: “para nós do consulado dos EUA em Recife é a realização de um sonho porque criamos laços especiais com os Institutos Federais a partir de uma iniciativa da embaixada. Falamos muito sobre as possibilidades de parcerias para o ensino de Inglês e sobre mais espaços para os estudantes e ficamos muito felizes em abrir esse escritório no Rio Grande do Norte com orientadores muito bem preparados”, disse.

O entusiasmo também estava presente na fala da Coordenadora do EducationUSA para o Cone Sul, Rita Moriconi: “foi um sonho de muitos anos a implantação deste escritório. O valor do aluno do Instituto Federal é muito alto: é um aluno de excelência e queremos oportunidades compartilhadas para os dois lados, estamos trabalhando juntos para a mesma causa”, explicou.

Inauguração EducationUSA 1

Transformações e sonhos

José Arnóbio de Araújo Filho, reitor do IFRN, descreveu vivências reais de alunos da instituição: “cito a trajetória de diversos estudantes do IFRN que saíram de realidades sociais desfavorecidas e com o apoio do Instituto e de programas transformaram suas histórias. Parcerias como essa fortalecem os caminhos para que eles tenham o sonho e a realização desse sonho”, concluiu.

Para o professor e diretor de Internacionalização, Samuel de Carvalho Lima, a política de internacionalização avançou a ponto de se tornar uma política institucional: “as parcerias e políticas interpessoais vêm acontecendo com a parceria de todas as pessoas que têm colaborado com os nossos projetos, como o reitor José Arnóbio, todos os servidores e estudantes, com ampliação das parcerias com a Embaixada Americana e também com países da América Latina e da África, democratizando também as oportunidades para todos os campi do IFRN”, complementou.

Para além da visão institucional, Marília Rangel Fernandes, estudante do IFRN, esteve também presente na reunião por ser uma das selecionadas no programa da NASA e se tornar uma das embaixadoras do Instituto e do RN. Conforme a estudante, “quando o IFRN me ofereceu diferentes oportunidades e formas de me expressar, abriu minha mente para muita coisa que eu não conhecia. Se antes existiam estudantes que não conseguiam se imaginar fazendo coisas que eu consegui fazer, com o escritório aqui com certeza eles serão alcançados. Tenho gratidão no meu coração e muita vontade de ver onde tudo isso vai chegar, e vai ser muito longe”, encerrou.

Palavras-chave:
IFRN Internacional EUA EducationUSA Oportunidade

Notícias relacionadas