Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Currais Novos

IFRN vai capacitar produtores de 39 queijeiras do estado

A capacitação é uma parceria do Campus Currais Novos com o Governo do Estado

Publicada em 12/03/2020 Atualizada há 12 meses

O curso terá carga horária de 80 horas e vai abordar diversas disciplinas

O Campus Currais Novos do IFRN, através de parceria com o Governo do Estado do RN, vai capacitar produtores de 39 queijeiras da região do Seridó. Os empreendedores locais foram contemplados com Edital de Leite e Derivados do projeto Governo Cidadão, mantido pelo governo estadual. A capacitação conta com o gerenciamento da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern) e vai ser realizada através do CT Queijo, administrado pelo Campus.

Os detalhes sobre a ação foram discutidos em reunião realizada no dia 5 de março, no Campus Currais Novos do IFRN. O encontro contou com a presença do diretor-geral do Campus, professor Andreilson Oliveira, com o técnico em Alimentos Ramon Araujo dos Santos, com a coordenadora de Extensão Isandra França, os técnicos em Laboratório Antônio Iranaldo e Arivonaldo Bezerra, o Consultor da Funcern, Francisco Carlos, e o articulador territorial do Seridó no Governo Cidadão, Mariano Coelho, além do secretário de Gestão de Projetos e Metas do estado, Fernando Mineiro.

As aulas terão início dia 25 de abril e serão abertas 60 vagas. O curso terá carga horária de 80 horas e vai abordar disciplinas como boas práticas agropecuárias, instalações industriais, análise de leite, higiene e segurança alimentar e tecnologia de fabricação de derivados lácteos. “Vamos usar a expertise do CTQueijo para mostrar a eles como ocorre o processo de produção de acordo com a legislação vigente, para que quando as queijeiras estiverem prontas, estejam aptos a trabalhar de maneira plena e satisfatória”, destaca Mineiro.

Saiba mais

O curso oferecido pelo Campus Currais Novos do IFRN, através da Funcern e do CTQueijo, com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, onde os queijeiros não pagarão nada pela capacitação, é oferecido ao Edital de Leite e Derivados uma iniciativa do Governo do Estado, via Governo Cidadão, Secretaria de Agricultura e Banco Mundial, e tem como objetivo estruturar e equipar as queijeiras do Seridó, em um investimento total de R$ 20 milhões. Ao todo, 39 queijeiras estão ligadas às duas cooperativas selecionadas na chamada pública – Capesa e Coafs. 

Estão sendo feitas adequações na infraestrutura, aquisição de maquinário e equipamento necessário. Melhoria na logística do transporte, comercialização e capacitação dos funcionários da comunidade. A regularização é importante para que as cooperativas recebam o selo das instituições sanitárias vigentes: Serviço de Inspeção Municipal; Instituto de Defesa e Inspeção Sanitária (IDIARN); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Ao fim da execução, elas estarão regularizadas de acordo com as exigências sanitárias exigidas por lei e aptas a entrarem no mercado formal.

 

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas