Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

desenvolvimento institucional

IFRN capacita servidores para captação de recursos externos

Capacitação aconteceu nos dias 17 e 18 de agosto

Publicada em 23/08/2021 Atualizada há 1 ano

A atividade foi organizada conjuntamente pela Propi e Proex

Nos dias 17 e 18 de agosto, o IFRN realizou curso de capacitação voltada à captação de recursos externos. Intitulada Lean Spin-off: Captação de recursos e condução de projetos especiais em ambientes colaborativos de pesquisa, extensão e inovação, a atividade foi conduzida pelo professor Moisés Souto, docente do Campus Natal-Central, atualmente responsável pela Assessoria de Projetos Especiais na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Asproj/Propi). O público-alvo foi constituído pelas Coordenações de Pesquisa e Inovação (Copein) e de Extensão (Coex) dos campi.

 A atividade foi organizada conjuntamente pela Propi e pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). “Certamente, o curso ofertado pela Assessoria de Projetos Especiais inaugura, para boa parte dos participantes, um outro olhar para editais e parcerias capazes de aportar recursos externos a suas investigações”, sublinhou Avelino de Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação. “A capacitação proporcionou aos gestores extensionistas espaço de troca de experiências em associação com o ensino e a pesquisa, bem como favoreceu a importância de elaboração de projetos aptos a captar recursos”, salientou Denise Momo, pró-reitora de Extensão.

Lean Spin-Off

Para Moisés Souto, o curso se constituiu em uma “ oportunidade para articular de forma simbiótica projetos de pesquisa, extensão, inovação e desenvolvimento institucional, visando captação de recursos externos para execução dos projetos estratégicos institucionais”. O professor Moisés ainda afirmou que a capacitação visou articular instituições de ensino, governo e empresas: “na capacitação lean spin-off, padronizamos a linguagem e metodologias para a captação”.

Lean Spin-off é um arcabouço metodológico cujo escopo é mostrar como sair do protótipo ao produto inovador, minimizando riscos e focando na geração de valor. O desenvolvimento dessa metodologia data de 2017, por ocasião da pesquisa de mestrado do Professor Moisés Souto junto ao Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação da UFRN. Atualmente, há um livro homônimo em fase de desenvolvimento em parceria com a professora Lúcia Lúcio, do Campus Natal- Central.

Próximas turmas

Antes mesmo do início do curso, outros servidores entraram em contato para manifestar interesse na iniciativa. Por isso, a terceira e a quarta turma estão previstas para os dias 15 e 16 de setembro. Desta vez, o público-alvo serão os líderes de grupos de pesquisa, coordenadores de Centros de Tecnologia e membros das Incubadoras. Posteriormente, o link para as inscrições será disponibilizado no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).

Palavras-chave:
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas