Estudantes

Gestores do IFRN discutem implementação de representação estudantil voltada a ações técnico-profissionais

Criação do ramo estudantil deve acontecer até 2025

Publicada por Kamily Santos em 20/08/2024 Atualizada há 1 mês

Um grupo de estudantes e servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) estiveram reunidos, na manhã do dia 20/08, com o reitor, professor José Arnóbio, e com o diretor de Inovação Tecnológica, João Teixeira, para discutir a criação de um ramo estudantil do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). A expectativa é que com o apoio sistêmico o ramo já esteja implantado no Instituto até 2025.

O encontro contou com a presença dos estudantes do curso de Engenharia de Energia Clauber Bezerra da Silva, Camilly Luiza Schmeckel Mota e João Victor Peres Ferreira Pontes, além do professor Marcus Vinicius Araújo Fernandes, do Campus Natal-Central.

O diretor de Inovação Tecnológica, João Teixeira, destacou os benefícios que o IEEE pode trazer para a pesquisa e inovação no IFRN: “O compartilhamento de experiências em projetos nas diversas áreas das engenharias permitirá uma integração mais profunda entre nossos grupos de pesquisa. Isso trará oportunidades para todos os níveis de formação, desde os alunos do ensino técnico até os do ensino superior, enriquecendo nossa produção acadêmica e científica”.

A implementação do ramo estudantil do IEEE no Instituto promete fortalecer a colaboração entre alunas, alunos e professores, expandir as possibilidades de pesquisa e inovação, além de proporcionar aos estudantes o acesso a uma vasta rede de contatos e oportunidades acadêmicas e profissionais, tanto no Brasil quanto no exterior.

No que tange à verticalização do ensino, a criação do ramo deve possibilitar a realização de Feiras e Mostras Científicas, Projetos Interdisciplinares, Monitorias e Tutoria e Redes de Networking.

João Victor Peres Ferreira Pontes, aluno do curso de Engenharia de Energia sublinhou a importância do engajamento de discentes de diversos campi do IFRN nas atividades do IEEE: “Essa ação vai além de um simples grupo estudantil, é uma oportunidade de unirmos estudantes de todos os campi em torno de projetos inovadores e de alto impacto, que não só complementam nossa formação, mas também fortalecem nossa presença no cenário tecnológico e científico, tanto a nível nacional quanto internacional”.

O professor Marcus Vinicius Araújo Fernandes anunciou que, ainda neste ano, será realizado um evento para apresentar o IEEE à comunidade acadêmica do IFRN: "Vamos promover um evento para que toda a comunidade acadêmica conheça as oportunidades que o IEEE trará. A ideia é iniciar o trabalho de integração dos pesquisadores interessados”.

Sobre o IEEE

O IEEE é uma organização global voltada para técnico-profissionais, com foco no avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Responsável por cerca de 30% das publicações mundiais nas áreas de Engenharia Elétrica, Computação e áreas correlatas, o IEEE desempenha um papel fundamental na criação de padrões, normas e na promoção de eventos técnicos e científicos. Com mais de 450 mil membros em 190 países, dos quais 30% são estudantes, a organização destaca-se na formação e desenvolvimento de futuros profissionais.

IEE Grupo estudantil Ramo estudantil