Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Psicologia na educação

IFRN auxilia em capacitação de psicólogos do Instituto Federal de Pernambuco

Entre os temas abordados estavam "Demandas" e "Campos de ação profissional"

Publicada em 16/12/2019 Atualizada há 1 ano

IFRN contribui com troca de experiências de psicologia para GT do IFPE

Entre os dias 9 e 10 de dezembro, o Campus Recife do Instituto Federal de Pernambuco ofereceu uma capacitação a seu  Grupo de Trabalho (GT) "Psicologia Sistêmica". A iniciativa contou com a participação do IFRN, através da psicóloga Fabiana Marcelino, do Campus Natal-Cidade Alta. Fabiana, que integra o GT de Psicologia do IFRN, foi convidada para contribuir na capacitação dos profissionais do GT do IFPE, instituído em setembro de 2019.

"Partimos da análise da linha do tempo do GT de psicologia do IFRN, mostrando avanços e desafios, fizemos roda de debate para posicionamento do grupo de atendimento clínico na escola x clínica ampliada e discutimos quais tipos de atendimento cabe à escola (modelos e possibilidades)", disse Fabiana. A servidora ainda destacou conversas sobre relatórios individuais e coletivos, sobre o papel da psicologia sistêmica, a importância da construção de oficinas temáticas sistêmicas voltadas à psicologia escolar, além do planejamento constante de novas de ações do Grupo de Trabalho.

 Grupo de trabalho de psicologia IFRN 

 O GT de Psicologia do IFRN existe há quatro anos e desde sua formação tem como objetivos: Assessorar o IFRN no desenvolvimento das políticas voltadas à psicologia relacionadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão, à gestão de pessoas e à assistência estudantil onde incentiva e apoia projetos de Pesquisa e Extensão na área de psicologia a elaborar e divulgar documentos institucionais. Além de contribuir nas atividades sistêmicas da psicologia, Fomentando a comunicação entre a Psicologia do IFRN e o Conselho Regional de Psicologia (CRP).

Atualmente o GT de Psicologia é composto pelos psicólogos, Fabiana Marcelino (Campus Natal-Cidade Alta), Andrezza Marreiros (Campus Natal-Central), Cássio Clayton (Campus Currais Novos), Izabelle Primo (Campus São Paulo do Potengi) e Cynthia Mota (Reitoria) tendo como foco promover a troca de experiências entre os psicólogos. Fornecendo momentos de autocuidado e cuidado mútuo entre o psicólogos, considerando o aumento da demanda por saúde mental na comunidade escolar e o consequente desgaste dos profissionais com a sobrecarga de trabalho, possibilitando momentos formativos que proporcionam a atualização dos psicólogos em relação às novas discussões vigentes na psicologia e áreas afins à prática do psicólogo.

Ainda sobre a participação no encontro do IFPE, Fabiana Marcelino destacou que essas relações são: "importantes para os alunos das duas instituições, pois, com esse intercâmbio, os psicólogos de ambos os institutos se fortalecem e aprimoram suas práticas na perspectiva da atenção e da prevenção de agravos relacionados à saúde mental no contexto escolar”.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas