IFRN assina Acordo Geral de Cooperação com o Instituto Politécnico do Porto

Fortalecimento de parcerias com instituições portuguesas é resultado da participação no Seminário Luso Brasileiro de Ensino Superior

Publicada em 14/04/2022 Atualizada há 1 ano

O acordo promove a cooperação entre as duas instituições em atividades acadêmicas

No dia 7 de abril de 2022, o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), professor José Arnóbio, assinou o Acordo Geral de Cooperação entre o IFRN e o Instituto Politécnico do Porto, no norte de Portugal.

O acordo tem como objetivo promover a cooperação entre as duas instituições com a finalidade de realizar, conjuntamente, atividades de índole acadêmica, científica, técnica, pedagógica e/ou cultural em áreas de interesse comum. Além disso, são previstas ações de intercâmbio de estudantes, de pessoal docente e técnico-administrativo, formação, cooperação técnica e colaborações em projetos. “Com a assinatura do acordo, o IFRN ampliou suas relações internacionais em território português, incrementando as possibilidades de mobilidade internacional para nossos estudantes e servidores”, avaliou o reitor José Arnóbio.

A assinatura do acordo é resultado do fortalecimento da parceria entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) de Portugal. Juntas, as duas redes promoveram o Seminário Luso Brasileiro de Ensino Superior, onde foram realizados matchmakings¹ para aproximação e desenvolvimento de parcerias entre os Institutos Federais brasileiros e os Institutos Politécnicos portugueses.

“Agora, o Instituto Politécnico do Porto integra o conjunto de instituições portuguesas com as quais o IFRN possui parceria, podendo ser incluído no programa de mobilidade internacional discente do Projeto Estratégico IFRN Internacional”, afirmou Samuel Lima, assessor de Relações Internacionais da Reitoria do IFRN. O Projeto Estratégico IFRN Internacional compõe o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2026) e prevê o custeio para a mobilidade internacional de estudantes do IFRN em instituições estrangeiras parceiras.

¹Sendo um termo em inglês que abrange duas palavras: combinar e fazer, o Matchmaking é o ato de conectar startups com empresas.

Acesse:

Seminário Luso Brasileiro de Ensino Superior