Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / IFRN apresenta sugestões de projetos para emendas parlamentares
Orçamento

IFRN apresenta sugestões de projetos para emendas parlamentares

19/02/2021 - Reitor José Arnóbio participou de reunião na manhã de hoje (19), no Centro de Convenções de Natal

IFRN apresenta sugestões de projetos para emendas parlamentares

Reunião aconteceu no Centro de Convenções de Natal

O reitor do IFRN, professor José Arnóbio, participou de reunião na manhã de hoje (19) junto à Bancada Federal do Rio Grande do Norte. O encontro foi convocado pelo deputado federal Benes Leocádio, coordenador da Bancada, e aconteceu no Centro de Convenções de Natal. Com a presença dos deputados federais, senadores, dos reitores das instituições de ensino superior públicas do estado, representantes de prefeituras e do Governo do Estado, o objetivo foi que os gestores apresentassem sugestões de emendas ao orçamento 2021. Do IFRN, participou também da reunião a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Antônia Silva.

"No últimos anos, o IFRN vem passando por cortes constantes no seu orçamento. A fim de continuarmos prestando serviços ao estado do Rio Grande do Norte, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural, solicitamos junto à bancada federal que sejam analisadas nossas solicitações por emendas. Os recursos vão contribuir para a execução de ações estruturantes que consideramos imprescindíveis para todos os campi do Instituto", explicou o reitor José Arnóbio.

Entre os projetos apresentados pelo IFRN, estão o aporte para compra de equipamentos que deverão integrar o Centro de Referência em Tecnologia Mineral, localizado no Seridó e envolvendo os campi Currais Novos, Natal-Central e Parelhas; aprimoramento no Sistema de geração de energia fotovoltaica; equipamentos para acesso a aulas remotas pelo Programa de Assistência Estudantil; Projeto Estratégico do Computador Virtual e obras de acessibilidade para construção de rampas, plataformas e elevadores, além de sinalização horizontal e vertical dos prédios. Somados, os valores para os projetos sistêmicos somam R$ 21.600.000. O documento apresenta ainda um detalhamento sobre as principais necessidades de cada um dos 22 campi do IFRN e o valor necessário pata atendê-las.

O reitor José Arnóbio entregou também aos deputados presentes à reunião um material contendo as informações sobre os valores destinados ao IFRN por emendas de bancada em 2020, destacando como os recursos foram aplicados. Cerca de R$ 13.028.000 foram destinados pela Bancada Parlamentar, com articulação da senadora Zenaide Maia, pelos deputados Benes Leocádio, Beto Rosado e Natália Bonavides. 

Os valores foram investidos na construção do  Laboratório de Práticas Construtivas do Campus Mossoró, utilizado pelo Curso Técnico em Edificações; do Centro de Tecnologia em Energia Eólica e dos laboratórios de Energias Renováveis do Campus João Câmara, utilizado pelo Curso Superior de Tecnologia em Energias Renováveis; reforma dos refeitórios dos campi Canguaretama, Ceará-Mirim e São Paulo do Potengi; obras de acessibilidade; compra de equipamentos e de material de consumo para laboratórios e apoio aos programas de assistência estudantil em todos os campi do IFRN.

 "Com o aporte de novas emendas de bancada, conseguiremos dar a estrutura necessária para uma melhor formação dos nossos estudantes e para o desenvolvimento dos projetos de Pesquisa e Inovação e de Extensão, na busca por soluções aos problemas sociais que acometem o RN", finalizou o reitor.

 

Ações do documento

Página em carregamento