Orçamento

IFRN apresenta sugestões de projetos para emendas parlamentares

Reitor José Arnóbio participou de reunião na manhã de hoje (19), no Centro de Convenções de Natal

Publicada em 19/02/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Reunião aconteceu no Centro de Convenções de Natal

O reitor do IFRN, professor José Arnóbio, participou de reunião na manhã de hoje (19) junto à Bancada Federal do Rio Grande do Norte. O encontro foi convocado pelo deputado federal Benes Leocádio, coordenador da Bancada, e aconteceu no Centro de Convenções de Natal. Com a presença dos deputados federais, senadores, dos reitores das instituições de ensino superior públicas do estado, representantes de prefeituras e do Governo do Estado, o objetivo foi que os gestores apresentassem sugestões de emendas ao orçamento 2021. Do IFRN, participou também da reunião a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Antônia Silva.

"No últimos anos, o IFRN vem passando por cortes constantes no seu orçamento. A fim de continuarmos prestando serviços ao estado do Rio Grande do Norte, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural, solicitamos junto à bancada federal que sejam analisadas nossas solicitações por emendas. Os recursos vão contribuir para a execução de ações estruturantes que consideramos imprescindíveis para todos os campi do Instituto", explicou o reitor José Arnóbio.

Entre os projetos apresentados pelo IFRN, estão o aporte para compra de equipamentos que deverão integrar o Centro de Referência em Tecnologia Mineral, localizado no Seridó e envolvendo os campi Currais Novos, Natal-Central e Parelhas; aprimoramento no Sistema de geração de energia fotovoltaica; equipamentos para acesso a aulas remotas pelo Programa de Assistência Estudantil; Projeto Estratégico do Computador Virtual e obras de acessibilidade para construção de rampas, plataformas e elevadores, além de sinalização horizontal e vertical dos prédios. Somados, os valores para os projetos sistêmicos somam R$ 21.600.000. O documento apresenta ainda um detalhamento sobre as principais necessidades de cada um dos 22 campi do IFRN e o valor necessário pata atendê-las.

O reitor José Arnóbio entregou também aos deputados presentes à reunião um material contendo as informações sobre os valores destinados ao IFRN por emendas de bancada em 2020, destacando como os recursos foram aplicados. Cerca de R$ 13.028.000 foram destinados pela Bancada Parlamentar, com articulação da senadora Zenaide Maia, pelos deputados Benes Leocádio, Beto Rosado e Natália Bonavides.

Os valores foram investidos na construção do  Laboratório de Práticas Construtivas do Campus Mossoró, utilizado pelo Curso Técnico em Edificações; do Centro de Tecnologia em Energia Eólica e dos laboratórios de Energias Renováveis do Campus João Câmara, utilizado pelo Curso Superior de Tecnologia em Energias Renováveis; reforma dos refeitórios dos campi Canguaretama, Ceará-Mirim e São Paulo do Potengi; obras de acessibilidade; compra de equipamentos e de material de consumo para laboratórios e apoio aos programas de assistência estudantil em todos os campi do IFRN.

"Com o aporte de novas emendas de bancada, conseguiremos dar a estrutura necessária para uma melhor formação dos nossos estudantes e para o desenvolvimento dos projetos de Pesquisa e Inovação e de Extensão, na busca por soluções aos problemas sociais que acometem o RN", finalizou o reitor.