Educação Profissional e Tecnológica
IFRN apresenta quatro projetos na 5ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica
Iniciativas desenvolvidas nos campi Macau, Nova Cruz, Mossoró e Caicó evidenciam o potencial inovador da Educação Profissional e Tecnológica
Publicada por Mirelly Sampaio em 10/10/2025 ― Atualizada em 10 de Outubro de 2025 às 17:54
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participou, nesta semana, da 5ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), realizada em Brasília, com quatro projetos que representam a criatividade e a força inovadora da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). As iniciativas, desenvolvidas nos campi Macau, Nova Cruz, Mossoró e Caicó, reúnem diferentes áreas do conhecimento e destacam o protagonismo estudantil e o compromisso institucional com a inovação.

Promovida pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), a SNEPT tem como tema “Juventudes que inovam, Brasil juventude que avança”. O evento reúne experiências exitosas de escolas e institutos federais de todo o país, evidenciando o papel transformador da EPT na formação de jovens protagonistas.
Projetos do IFRN em destaque
O projeto “Materializando a Paisagem: uso de drone no mapeamento topográfico e construção de maquete 3D”, do Campus Macau, utiliza drones e impressão 3D para transformar dados geográficos em maquetes físicas, explorando possibilidades pedagógicas, tecnológicas e inclusivas. A proposta integra geoprocessamento, geodésia e fabricação digital, resultando em produtos de alta precisão e acessíveis, inclusive para estudantes com deficiência visual. “Nosso projeto traz ciência, tecnologia e inovação para a área da topografia, utilizando drones e GPS de alta precisão com baixo custo e grande aplicabilidade”, explicou uma das estudantes envolvidas na iniciativa.

Do Campus Nova Cruz, o projeto “Brain Battle: perguntas e respostas em um projeto de extensão” aposta na gamificação como estratégia pedagógica para tornar o ensino mais dinâmico e atrativo. O jogo interativo estimula o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e o pensamento crítico entre estudantes da Educação Básica, fortalecendo o vínculo entre escola e aprendizagem. O projeto já beneficiou centenas de alunos e professores no Rio Grande do Norte e na Paraíba.


Representando o Campus Mossoró, o estudante Miguel Almeida Silva apresentou o projeto “Desenvolvimento de um braço robótico móvel servoacionado controlado por microcontrolador Arduino”, que alia mecânica, eletrônica e programação em um protótipo totalmente desenvolvido por alunos. “Esse projeto agrega tanto os assuntos do meu curso técnico em Mecânica quanto temas que estão em alta no mercado, como automação e manufatura aditiva. Tudo foi projetado e impresso no nosso campus”, destacou o estudante.
Já o Campus Caicó leva à SNEPT o projeto de extensão “Astronomia e a Educação Básica em Caicó”, que vem promovendo oficinas, exposições e ações formativas em escolas públicas do Seridó potiguar. A mostra interativa apresentada no evento inclui modelos tridimensionais do Sistema Solar, superfícies lunares em impressão 3D e recursos em realidade aumentada. A proposta alia ciência, tecnologia e inclusão, possibilitando o acesso tátil e digital a conteúdos de Astronomia e despertando o interesse científico em crianças, jovens e professores.
Inovação e protagonismo juvenil
Para o coordenador da delegação do IFRN, Cedrick Cunha, o evento é uma oportunidade de dar visibilidade nacional à produção científica e tecnológica dos estudantes potiguares: “É uma grande oportunidade estar na SNEPT. Trouxemos quatro projetos com oito estudantes, todos do interior, inclusive. É uma grande chance tanto para o IFRN demonstrar seu potencial de inovação e criatividade, quanto para o nosso Estado como um todo e para todos os institutos federais do Brasil apresentarem esse potencial”, destacou o educador.
- Palavras-chave:
- SNEPT Inovação Evento Tecnológica EPT