Encontro

IFRN apresenta Programa de Multincubação Tecnológica na 2ª Reunião Ordinária da Coincitec

Evento destacou avanços tecnológicos do IFRN e reforçou a integração do ecossistema de inovação do estado

Publicada por Max Praxedes em 27/06/2024 Atualizada há 2 dias, 18 horas

Na manhã da quarta-feira, 26 de junho, a Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (Coincitec) da Federação de Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) realizou sua 2ª Reunião Ordinária de 2024, reunindo representantes do ecossistema de inovação do estado.

O encontro ocorreu na Incubadora Tecnológica do Campus Natal-Central (ITNC) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que atualmente incuba presencialmente 14 startups de diversos segmentos, além de outras três empresas incubadas virtualmente. A pauta incluiu apresentações sobre o Cluster Tecnológico Naval do RN, a ITNC e programas voltados para o fomento da inovação no estado.

A reunião foi conduzida pelo diretor de Inovação da Fiern e presidente da Coincitec, Djalma Barbosa Júnior, que destacou a importância das reuniões itinerantes, realizadas nas instituições que compõem a Comissão. Essa abordagem visa fortalecer a integração e a colaboração entre as entidades participantes.

A reunião contou com a participação de representantes das seguintes instituições: ITNC/IFRN, IMD/UFRN, Simetal, Sindmest, Sinduscon, Sindimóveis, Sift, Sincramirn, Sindleite, Cosern, Ufersa, UnP, Sebrae, Fapern, PAX, Fecomércio/Sebac, Sempla, Sesi, Senai, e Eptec.

Apresentação do Programa de Multincubação Tecnológica

O diretor de Inovação Tecnológica do IFRN, professor João Teixeira, abriu a pauta apresentando o Programa de Multincubação Tecnológica do IFRN. Atualmente, o Programa conta com nove incubadoras de base tecnológica, das quais quatro são certificadas com a certificação Cerne da Anprotec.

João Teixeira destacou o histórico de crescimento das incubadoras, seu envolvimento com o ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte e os benefícios proporcionados aos alunos em termos de empreendedorismo inovador: "As incubadoras do IFRN oferecem suporte essencial para startups e empreendimentos inovadores, além de proporcionar aos nossos alunos experiências práticas no desenvolvimento de novos negócios. Esse ambiente integrado entre academia e mercado facilita a transferência de tecnologia e promove a cultura empreendedora, contribuindo significativamente para o desenvolvimento socioeconômico da nossa região".

A gerente do projeto da ITNC, Claudine Carrilho, enfatizou a importância e o trabalho da Incubadora, que é a mais antiga do IFRN e possui a certificação Cerne 3 da Anprotec. Durante a reunião, também foi apresentada a proposta de credenciamento do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, que será ofertado pelo IFRN.

2ª Reunião Ordinária da Coincitec (2024)

Discussões e pautas adicionais

Outros pontos de pauta discutidos na reunião incluíram a economia do mar e a cadeia do cluster naval, o projeto Conexão Empreendedora - uma parceria entre a Fiern, Sebrae e Fapern, a proposta de nova dinâmica de ações na Coincitec, a continuidade das ações do ELI, e uma visita técnica à Incubadora Tecnológica do Campus Natal-Central (ITNC) e ao Laboratório Maker do IFRN.

"A participação ativa do IFRN nas discussões da Coincitec reforça o compromisso da instituição com a inovação e o desenvolvimento tecnológico do estado. Continuamos empenhados em promover a integração entre academia, indústria e governo, visando sempre o crescimento e a inovação em nossa região", concluiu o professor João Teixeira.

Multincubação tecnológica