Ressocialização
IFRN apresenta práticas de reintegração voltadas a pessoas privadas de liberdade
Congresso foi realizado na Argentina
Publicada por Habyner Lima em 02/10/2023 ― Atualizada há 1 ano, 2 meses
Entre os dias 13 e 15 de setembro, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através do Campus Avançado Natal – Zona Leste, participou do VI Encuentro Internacional de Tesistas e Investigadores en Temáticas de Cárceles y Acceso a Derechos Educativos (EITICE), realizado na Universidade Nacional de Rosario (UNR).
O evento, que foi realizado na modalidade híbrida, teve como objetivo reconhecer, reunir e consolidar grupos de investigação, investigadores e estudantes de teses cujos temas de investigação estejam ligados às temáticas da privação de liberdade e do acesso à educação e suas articulações, com o acesso aos outros direitos e que tenham concluído a sua investigação nos últimos cinco anos.
Participação do IFRN
O IFRN teve como representante o professor Francisco Augusto Cruz, apresentando as práticas inovadoras implementadas pelo Campus que, atualmente, conta com 30 alunos em regime prisional matriculados em cursos de educação superior. No início deste ano, esse número chegou a 100 alunos participando de projetos de extensão preparatórios para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e o Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL), além de um projeto dedicado às mulheres egressas do sistema prisional do estado.
A participação do servidor propiciou uma valiosa troca de ideias e a apresentação de práticas bem-sucedidas no âmbito da educação prisional, ressaltando a relevância fundamental da educação na reintegração social dos indivíduos.
- Palavras-chave:
- EaD Ressocialização Extensão