Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa

IFRN apresenta Polo de Inovação Centro de Tecnologia Mineral

Cerimônia aconteceu na Reitoria do Instituto, no dia 30 de janeiro

Publicada em 31/01/2023 Atualizada há 12 meses

O Polo, a partir de agora, recebe recursos financeiros e pode desenvolver projetos em parcerias com empresas industriais da área.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou, na noite do dia 30 de janeiro de 2023, no auditório da Reitoria, a solenidade de apresentação do Polo de Inovação Centro de Tecnologia Mineral Professor José Yvan Pereira Leite. 

A cerimônia marcou o firmamento da conquista do Centro de Referência em Tecnologia Mineral do IFRN (CT Mineral/IFRN), que, através da Chamada Pública n° 1/2022 da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), tornou-se Polo de Inovação na área de Tecnologias em Mineração Unidade Embrabii. o único do país.  

Localizado no município de Currais Novos (RN), o Polo tem o nome do professor José Yvan Pereira Leite, em forma de homenagem, que, em vida, atuou no desenvolvimento do IFRN e, principalmente, no ramo mineral do estado do Rio Grande do Norte. A partir de agora, através do credenciamento, o Polo passa a receber recursos financeiros, prospectar e executar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) em parceria com empresas industriais da área.

Trabalho conjunto

O reitor do Instituto, professor José Arnóbio de Araújo Filho, ressaltou e agradeceu a importância do trabalho conjunto realizado por todos que colaboraram pelo desenvolvimento do agora Polo de Inovação Centro de Tecnologia Mineral: “Gratidão pelo trabalho de cada um e de cada uma, porque sozinhos, não conseguimos fazer nada”, disse.

Também estiveram presentes a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFRN, Antônia Silva; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Avelino Lima Neto; o diretor de Operações da Embrapii, Carlos Eduardo Pereira; a diretora executiva do Polo de Inovação Centro de Tecnologia Mineral do IFRN, professora Lígia Gonzaga; a coordenadora do Projeto Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), Ângela Maria Paiva Cruz; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques Ferreira, o presidente do Sindiminerais RN, representando a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Mário Tavares de Oliveira Cavalcanti Neto. 

Ao final da solenidade, a senhora Maria Jalila Vieira de Figueiredo Leite recebeu, em nome do professor José Yvan Pereira Leite, uma homenagem pelo trabalho realizado e por todo o esforço dedicado ao desenvolvimento do Instituto.

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas