Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Rede Federal

IFRN apresenta experiências exitosas na Reditec 2025

Evento reuniu dirigentes da Rede Federal em Bonito (MS) para discutir desafios e perspectivas da educação profissional e tecnológica

Publicada por Jose Nascimento em 09/09/2025 Atualizada em 9 de Setembro de 2025 às 14:06

Entre os dias 2 e 5 de setembro, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) marcou presença na Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Reditec 2025). O encontro aconteceu em Bonito (MS), no Centro de Convenções do município e no Campus Jardim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), reunindo cerca de 1,2 mil gestores de todo o país.

Banner Reditec 2025
Banner Reditec 2025

Com o tema “A Rede Federal é maior do que o mundo: inspiração local, alcance global”, a edição de 2025 foi inspirada na obra do poeta Manoel de Barros e reafirmou o compromisso da Rede com a transformação social a partir dos territórios.

Experiências exitosas e participações em debates

O IFRN apresentou cinco trabalhos selecionados entre as experiências exitosas e a Tenda de Boas Práticas, espaços dedicados à socialização de projetos inovadores. Gestores do IFRN também estiveram em mesas e painéis temáticos.

Participação do IFRN na 49ª Reditec. Imagens de divulgação do IFMS
Participação do IFRN na 49ª Reditec. Imagens de divulgação do IFMS

O coordenador do Escritório de Projetos do IFRN, Melquíades Pereira, apresentou o trabalho Escritório de Projetos do IFRN: experiências e parcerias de sucesso, voltado ao fortalecimento da governança e da gestão acadêmica. A representante da Diretoria de Gestão de Pessoas, a administradora Thaís Chacon, apresentou Formação em liderança feminina: uma alternativa para o fortalecimento da gestão pública com diversidade de perspectivas, enquanto o professor Marcus Assunção trouxe a experiência Metodologia de priorização de processos no IFRN: contribuições para a eficiência e gestão da Rede Federal, destacando ações voltadas à eficiência institucional.

Participação do IFRN na 49ª Reditec. Imagens de divulgação do IFMS
Participação do IFRN na 49ª Reditec. Imagens de divulgação do IFMS

A pró-reitora de Ensino, Anna Catharina Dantas, expôs a proposta Revisão das ofertas educacionais no IFRN: a construção coletiva e democrática de diretrizes orientadoras, centrada na diversidade cultural e na construção democrática. Já a diretora de Comunicação Institucional, Clara Bezerra, destacou a iniciativa Uma jornada para o seu futuro: o IFRN e a história de seus estudantes em uma série de filmes publicitários, que utiliza inovação, tecnologia e comunicação para aproximar o Instituto da comunidade.

Participação do IFRN na 49ª Reditec. Imagens de divulgação do IFMS
Participação do IFRN na 49ª Reditec. Imagens de divulgação do IFMS

Além das apresentações, gestores do Instituto participaram de painéis de discussão: o professor Dante Moura integrou o debate Interiorização com identidade: os Institutos Federais como agentes do território, no Eixo 5 (Expansão, Interiorização e Desenvolvimento Regional). Na mesma linha de inovação e inclusão, José Arnóbio de Araújo Filho participou da mesa Diretrizes da EPT na prática: fortalecimento da oferta de cursos técnicos e desafios da avaliação, no Eixo 1 (Educação Profissional e Tecnológica – Presente e Futuro). Também contribuíram para as reflexões coletivas a psicóloga Cíntia Gouveia Costa, no painel Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida na Rede Federal, e a estatística Solange Marlene Thomaz, no painel Plataforma Nilo Peçanha: transformar números em estratégia.

Vozes da Reditec

A abertura da Reditec foi marcada por falas que evidenciaram o caráter coletivo e simbólico do encontro.

“A Reditec é um momento de confraternização e celebração da Rede Federal e de como essas instituições podem contribuir com o Brasil. É uma satisfação ver gestores e gestoras dialogando e se preparando para novos desafios”, afirmou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli.

“Ao celebrarmos o poeta das miudezas e da natureza \[Manoel de Barros], reconhecemos que a educação profissional e tecnológica pode alcançar novos territórios e transformar o futuro”, pontuou a reitora do IFMS e anfitriã do evento, Elaine Cassiano.

“Espero que a Reditec Mulher inaugure a tradição de incluir nas nossas reflexões o papel e os desafios de mulheres na gestão e em cargos de liderança”, celebrou a presidente do Conif, Ana Paula Giraux.

Integração e perspectivas

A programação contou com mais de 50 atividades entre painéis, mesas-redondas, conferências e feira de economia solidária. Também foram realizadas apresentações culturais e atividades de integração, reforçando a Reditec como espaço de troca de experiências, formulação de estratégias e fortalecimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Participação do IFRN na 49ª Reditec. Imagens de divulgação do IFMS
Participação do IFRN na 49ª Reditec. Imagens de divulgação do IFMS

Ao falar sobre a comitiva que esteve no evento, o professor Arnóbio destacou os desafios e o compromisso da instituição: “A participação do IFRN na Reditec 2025 reafirma o compromisso do nosso Instituto com a inovação, a inclusão e a transformação social a partir da educação profissional e tecnológica. Estar entre os trabalhos selecionados e contribuir nos debates nacionais demonstra a força da nossa comunidade acadêmica e o quanto nossas experiências locais dialogam com os desafios da Rede Federal em todo o país. Mais do que compartilhar resultados, é um momento de aprendizado coletivo que fortalece o papel do IFRN como referência na construção de políticas educacionais voltadas para o desenvolvimento regional e para a formação cidadã.”

Com informações do Portal Reditec 2025

Palavras-chave:
Boas práticas Reditec Experiências exitosas