Campus Canguaretama
IFRN apresenta em congresso internacional experiência exitosa que alia turismo ao estudo sobre comunidades indígenas
O projeto foi apresentado durante o WFCP, que aconteceu junto à Reditec, em Vitória-ES
Publicada em 26/09/2016 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
Neste sábado (24), o diretor-geral do Campus Canguaretama do IFRN, Valdelúcio Pereira, apresentou em Vitória-ES, o trabalho "Fatores que Afetam o Apoio dos Residentes ao Desenvolvimento do Turismo em Comunidades Indígenas e o Emponderamento da Comunidade Local: um estudo no Catu dos Eleotérios", que tem como coordenador o professor Márcio Marreiro.
O trabalho foi selecionado pelos organizadores da 40ª reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) como uma das experiências exitosas desenvolvidas pelas instituições que compõem a Rede. A ideia é compartilhar entre os gestores projetos de sucesso que sirvam de inspiração para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão. Foi apresentado um total de 40 trabalhos de toda a Rede. O do IFRN foi selecionado, junto a outros 9, como experiência exitosa de pesquisa, validando os esforços da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto para o desenvolvimento da área na Instituição.
A Reditec deste ano acontece em Vitória-ES, sediada pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), de forma concomitante ao Congresso Internacional WFCP. O congresso discutiu até este domingo (25) o tema "O papel da educação profissional no século 21", contando com palestrantes de renome internacional como o sociólogo italiano Domenico De Masi, que falou sobre a importância da formação humanística para o futuro da sociedade. A Reditec continua até esta terça-feira (27), com reuniões de fóruns que compõem o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Participam do WFCP e da Reditec uma comitiva do IFRN formada por 30 gestores, entre eles o reitor Wyllys Farkatt Tabosa, pró-reitores e diretores-gerais.
Conheça a experiência exitosa do IFRN
O estudo "Fatores que Afetam o Apoio dos Residentes ao Desenvolvimento do Turismo em Comunidades Indígenas e o Emponderamento da Comunidade Local: um estudo no Catu dos Eleotérios" objetivou analisar os fatores capazes de influenciar o apoio dos residentes ao desenvolvimento do turismo em comunidades indígenas, especificamente, na localidade Catu dos Eleotéreos, situada entre os municípios de Canguaretama e Goianinha, no Rio Grande do Norte.
Além disso, buscou classificar os residentes em grupos distintos baseados em sua percepção de impactos (benefícios e custos) do turismo, apego à comunidade e apoio ao desenvolvimento turístico, como também o esboço de um método de trabalho e aplicativo que proporcionasse à comunidade local participar ativa e efetivamente no processo de planejamento e tomada de decisão sobre o desenvolvimento de sua região. A intenção foi proporcionar aos moradores o papel de protagonistas no desenho do destino da sua própria comunidade por meio do desenvolvimento turístico local.
Dentre os principais resultados, observou-se que a comunidade apoia fortemente o turismo como forma de estímulo ao desenvolvimento local. Esse apoio decorre especialmente da percepção dos benefícios originados da atividade turística, como também do apego que a comunidade tem ao seu território, o que é plausível por se tratar de uma comunidade indígena. Além disso, os residentes percebem que o turismo proporciona mais benefícios que custos à comunidade, como também demonstram forte identidade e apego ao local.
A investigação contribuiu com insights para melhor direcionar estratégias e práticas para um planejamento turístico efetivo e sustentável pela e para a comunidade, estimulando o envolvimento e apoio dos moradores nesse processo, atuando como protagonistas e logo tornando-se os principais beneficiários das benesses conquistadas por meio do desenvolvimento do turismo em sua comunidade. É necessário que os residentes da comunidade atuem com envolvimento efetivo e proposições adequadas ao interesse local, agindo como tomadores de decisão, de forma autônoma, coletiva, ética e responsável, visando, doravante, ao desenvolvimento local sustentável e contribuindo para a diminuição das possibilidades de conflitos.
- Palavras-chave:
- pesquisa