Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INTERNACIONALIZAÇÃO

IFRN apoia mobilidade internacional de pesquisadores e estudantes

Cinco projetos já estão em andamento.

Publicada em 23/12/2021 Atualizada há 1 ano

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através da Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri/IFRN) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi/IFRN), está desenvolvendo cinco projetos de pesquisa em parceria com instituições estrangeiras conveniadas à instituição. 

As investigações, aprovadas e financiadas pelo Edital nº 14/2021, sobre Projetos de Pesquisa no âmbito de Acordos de Cooperação Internacional, estão sendo geridas desde o mês de agosto. Os coordenadores e os estudantes - originários das licenciaturas e do doutorado em Educação Profissional - provêm de quatro campi: Natal-Central, João Câmara, Macau e São Paulo do Potengi.

A partir de abril de 2022, financiados conjuntamente pela Propi/IFRN e pela Aseri/IFRN, os coordenadores e os estudantes realizarão um período de trabalho junto às equipes estrangeiras. “O desenvolvimento dessas pesquisas e a mobilidade internacional nos auxiliam a atingir simultaneamente objetivos estratégicos concernentes à Internacionalização, à Pesquisa, à Pós-Graduação e à divulgação científica”, afirmou Avelino Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação. 

“A presença de pesquisadores e discentes nas universidades estrangeiras reforçará as parcerias entre nós e está alinhada a iniciativas das agências de fomento nacionais e internacionais”, disse o professor Samuel Lima, assessor de Extensão e Relações Internacionais. Ao mencionar o alinhamento institucional a outras iniciativas similares, o docente se referiu especificamente à Chamada CNPq nº 26/2021, de Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação.

Perspectivas pora 2022

De acordo com o professor do Campus Macau do IFRN, Carlos Lopes, “ao mesmo tempo em que o edital possibilita o fortalecimento da internacionalização, ele oportuniza o contato de estudantes dos níveis médio e superior com a pós-graduação stricto sensu, já que boa parte das pesquisas em curso são recortes de investigações doutorais e pós-doutorais”.

A professora Francinaide Nascimento é uma das responsáveis por capitanear ações articuladas em dois projetos. Deles, participam a doutoranda Daniella Lago, que além de estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), é professora do Campus Natal-Central do IFRN, além de bolsistas de Iniciação Científica. Uma das bolsistas é Beatriz Sales, estudante da Licenciatura em Espanhol: "Espero aproveitar ao máximo essa oportunidade para crescer profissionalmente, a partir da vivência em uma Universidade de grande renome como a de Lisboa. Com certeza será de grande valia para a minha trajetória acadêmica", declarou a estudante.

Projetos em andamento e equipe da mobilidade

Confira abaixo os projetos em andamento, as equipes que realizarão mobilidade em 2022, e as instituições estrangeiras parceiras do IFRN:

Educação Da Mulher E Práticas Educativas De Professoras (Séculos XIX E XX) - Parceria IFRN e Universidade de Lisboa

- Francinaide de Lima Silva Nascimento (coordenadora)

- Lucas Filipe Fonseca Pereira (Licenciando em Física) 

Políticas De Financiamento Da Educação No Brasil E Portugal Em Tempos De Pandemia (2019 A 2021): Prioridades E Garantia Do Direito À Educação  - Parceria IFRN e Universidade de Lisboa

- Maria Aparecida dos Santos Ferreira (coordenadora)

- Ramon Igor da Silveira Oliveira (Mestrando em Educação Profissional) 

As mulheres nos cargos de gestão no IFRN: democratização dos espaços, desafios, perfis e trajetórias - Parceria IFRN e Universidade de Lisboa

- Daniella Lago Alves Batista de Oliveira Eustaquio (coordenadora)

- Beatriz Sales de Mendonça  (Licencianda em Espanhol) 

As contribuições das práticas corporais para a formação ambiental de crianças: perspectivas a partir de um projeto piloto - Parceria IFRN e Universidade do Minho

- Carlos Eduardo Lopes da Silva (coordenador)

- Allanys dos Santos Nascimento Silva (Licencianda em Biologia) 

Práticas letradas digitais no ensino e aprendizagem de E/LE - Parceria IFRN e Universidad de Almería

- Girlene Moreira da Silva (coordenadora)

- Matheus Pinheiro dos Santos (Licenciando em Espanhol)

- Ewinia Rayane Melo dos Santos (Licencianda em Espanhol) 

 

 

Palavras-chave:
ensino
pesquisa

Notícias relacionadas