Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

rompendo o Atlântico

IFRN amplia acordos internacionais

Cooperação com a Universidade de Almería é celebrada, ampliando oportunidades de Ensino, Pesquisa e Extensão no continente europeu

Publicada em 24/06/2021 Atualizada há 1 ano

Universidade de Almería entra na lista de parcerias internacionais do IFRN

No dia 15 de junho de 2021, o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), professor José Arnóbio, assinou o acordo de cooperação entre o Instituto e a Universidade de Almería (UAL), da Espanha. O acordo prevê um intercâmbio de informações entre as instituições, favorecendo reuniões de trabalho e produção acadêmica conjunta.

O diálogo entre os servidores do Instituto Federal e os pesquisadores da UAL tem sido realizado desde 2013, quando o IFRN esteve presente na universidade espanhola, por meio do desenvolvimento de um projeto de investigação financiado pela Fundación Carolina. Em 2018, o professor espanhol José Manuel de Amo Sánchez-Fortún esteve presente no VII Congresso Nordestino de Espanhol, realizado no Campus Natal – Central. No mesmo ano, no III Congreso Internacional sobre Lectura y Educación Literaria, o IFRN passou a integrar a Red de Excelencia sobre Lectura y Educación Literaria (Releed).

Em razão da pandemia da Covid-19, as últimas participações em eventos têm sido feitas de forma remota, priorizando o interesse mútuo de ambas instituições, com temas relacionados ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão. “Sempre tivemos muito interesse em que nossa parceria fosse oficializada, pois isso possibilita uma maior sistematização e visibilidade das nossas atividades”, comentou assessora de Acordos e Intercâmbios Internacionais, que mantém colaboração técnica com a Assessoria de Extensão e Relações Internacionais do IFRN (Aseri/IFRN), professora Girlene Moreira da Silva.

O professor José Manuel afirma que, “com esse convênio, daremos continuidade a um acordo de cooperação entre as duas instituições que, na prática, já existia há quase uma década. Consequentemente, reforça-se uma rede de excelência em Pesquisa e Ensino que procura liderar linhas de trabalho conjuntas, bem como promover a mobilidade internacional de estudantes e docentes em busca de uma melhora na formação ou no desenvolvimento de pesquisas”. Para Samuel Lima, assessor de Extensão e Relações Internacionais do IFRN, "o novo convênio encoraja a ampliação das atividades, para que grupos de outras áreas possam iniciar planos de trabalho em assuntos de seu interesse”.

Acordos de cooperação internacional no IFRN

Além da cooperação internacional com a Universidade de Almería (UAL), cujo acordo vai até 15 de junho de 2025, o IFRN possui parcerias com as seguintes instituições europeias:

InstituiçãoPeríodo do acordo
Instituto Politécnico da Guarda (Portugal)12/04/2018 – 12/04/2023
Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Didática, Educação, Formação EA 3749 (Lirdef), da Universidade de Montpellier (França)29/07/2016 – 29/07/2021
Universidade de Coimbra (Portugal)20/01/2019 – 20/01/2024
Universidade de Lisboa (Portugal)16/08/2018 – 16/08/2023
Faculdade de Ciências e Tecnologia de Atividades Físicas e Esportivas (Staps), da Universidade de Montpellier (França)27/05/2021 – 27/05/2026
Universidade de Boras (Suécia)2021 – (em revisão após análise da Procuradoria Pública (Proju)
Universidade do Minho (Portugal)2021 – (em processo de renovação)
Universidade Jean Monnet - Saint Étienne (França)Elaboração de minuta

Desde 2021, o IFRN tem buscado ampliar suas parcerias com o Sul Global. Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Instituto, professor Avelino de Lima Neto, “os convênios latinoamericanos e afrobrasileiros inserem o IFRN em um cenário de valorização de outros modos de produzir conhecimentos e tecnologias, herdeiros de saberes dos povos originários da América Latina e de África”.

Dessa forma, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte tem caminhado para a celebração de acordos com as seguintes instituições estrangeiras:

InstituiçãoPeríodo do acordo
Universidade de Buenos Aires (Argentina)2021 – 2026 (em análise pela Proju)
Universidade Nacional Pedagógica (Colômbia)Elaboração de minuta
Universidade Católica de MoçambiqueElaboração de minuta
Universidade de Cabo VerdeElaboração de minuta
Universidade Internacional do Cuanza (Angola)Elaboração de minuta
Universidade Rovuma (Moçambique)Elaboração de minuta

Webinários dos Acordos Internacionais

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e a Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri) se articulam para, ainda neste semestre de 2021, promoverem uma série de webinários relativos aos acordos de cooperação internacional vigentes e em processo de celebração. A ideia surgiu a partir das experiências exitosas que vêm sendo realizadas pela Propi, por meio de suas diretorias, e pela Aseri.

O Ciclo de Internacionalização da Pesquisa teve início no dia 31 de maioe busca oferecer aos pesquisadores e aos programas de pós-graduação do IFRN um apoio sistêmico no acesso às chamadas e às instituições estrangeiras. A proposta é replicar o modelo para os webinários dos acordos internacionais.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas