Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pós-Graduação

IFRN acolhe pós-doutorandas para atuação na pós-graduação e centros de tecnologia

Pesquisadoras atuarão nos Centros de Tecnologia Eólico e Mineral do Instituto

Publicada em 25/11/2021 Atualizada há 1 ano

Acolhida aconteceu no miniauditório da Diretoria Acadêmica de Recursos Naturais

No dia 24 de novembro, o IFRN acolheu duas pesquisadoras que atuarão em dois Centros de Tecnologia (CT): o CT Eólico, situado no Campus João Câmara, e o CT Mineral, localizado em Currais Novos. Na reunião, estiveram presentes Sheyla Varela, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPgUSRN); João Teixeira, docente do PPgUSRN e representante do CT Mineral; Avelino Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação; Antônia Silva, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional; Leonardo Araújo, docente do Campus João Câmara e coordenador do CT Eólico; Marinalva Trajano e Ariadne Silva, pesquisadoras aprovadas no Edital nº 27/2021

A acolhida aconteceu no miniauditório da Diretoria Acadêmica de Recursos Naturais (DIAREN), à qual ambas estarão vinculadas enquanto bolsistas de pós-doutorado do PPgUSRN.

Perspectivas de atuação no PPgUSRN e nos Centros de Tecnologia

Segundo Sheyla Varela, “para um programa relativamente novo e que almeja a abertura de um doutorado, como o nosso, a recepção das pós-doutorandas significa que somos atrativos para pesquisadores, fato que é bem avaliado pela CAPES”. A professora Antônia Silva, ressalta: “a atuação dessas pesquisadoras vai reforçar a relação dos nossos CTs com a sociedade, o que maximiza nossas possibilidades de parcerias através da pesquisa aplicada”.

A investigação de Marinalva tem por título Eficiência do sistema de engrenagens de turbinas eólicas com biolubrificantes. A agora pós-doutoranda sublinha seu entusiasmo: “poder colaborar no CT Eólico com inovação tecnológica na perspectiva de melhorar o setor eólico e firmar parcerias para o IFRN faz com que eu me sinta honrada”. No CT Mineral, Ariadne desenvolverá o projeto intitulado Estudo da Diatomita do RN em Substituição Parcial ao Cimento no Concreto – Microestrutura e Propriedades. Ao ser questionada sobre as perspectivas de atuação, a pesquisadora ressalta: “esperamos incentivar o uso da diatomita, como adição ou substituição, no concreto. Assim, promoveremos o desenvolvimento sustentável da indústria da construção civil”.

Ariadne e Marinalva serão supervisionadas pelos docentes João Teixeira e Sheyla Varela, respectivamente. “A presença das pós-doutorandas no PPgUSRN contribuirá para consolidarmos a prática da Inovação Tecnológica em nossas linhas de pesquisa e nos CT”, sublinhou o professor João, que também é diretor de Inovação Tecnológica na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Ditec/Propi).

Fortalecimento do PPgUSRN e dos ambientes de Inovação no IFRN

As bolsas de pós-doutorado são fruto de uma articulação conjunta das Pró-Reitorias de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes), de Pesquisa e Inovação (Propi) e de Administração (Proad), com o apoio das coordenações dos CT Mineral e Eólico e da coordenação do PPgUSRN. Sobre esse contexto, afirma o professor Avelino: “Trata-se das primeiras bolsas de pós-doutorado fomentadas pelo IFRN. Essa iniciativa contribui para alcançarmos distintos objetivos estratégicos do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional de maneira otimizada, notadamente aqueles relativos à consolidação da pós-graduação e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa”.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas