Educação Profissional

IFRN acolhe novas pós-doutorandas na pós-graduação

Pesquisadoras realizarão pesquisa aplicada em equipamentos culturais

Publicada em 08/06/2022 Atualizada há 1 ano

Bolsas de pós-doutorado são fruto de uma articulação entre Pró-Reitorias do IFRN

Na terça-feira (7/6), o IFRN acolheu duas pesquisadoras que atuarão nos equipamentos culturais do Campus Natal-Cidade Alta (CAL), Ana Cláudia Viana e Rita Diana. A acolhida aconteceu na sala de reuniões do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), ao qual ambas estarão vinculadas enquanto bolsistas de pós-doutorado. Segundo Ana Lúcia Sarmento, que coordena o PPGEP, “As pesquisas aprovadas materializam o princípio da formação humana integral presente na Educação Profissional, pois apresentam uma relação mais aproximada com a arte e a cultura”. Avelino Neto ressaltou: “a atuação dessas pesquisadoras vai maximizar nossas possibilidades de parcerias nas áreas das Artes e da Cultura com a comunidade local”. Avelino é o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN.

Atuações

A investigação de Ana Cláudia Viana tem por título “Habitar(-se) no Espaço: uma experiência em dança contemporânea nas práticas pedagógicas da educação profissional”; a pós-doutoranda atuará mais fortemente na sala de Dança do campus, mas reforça que estará em comunicação constante com outros equipamentos: “As oficinas, mostras e espetáculos vão fazer uso de todo o espaço do campus, a fim de investigarmos os diversos modos do corpo habitar o espaço na Educação Profissional”.

A pesquisa de Rita intitula-se Escola Industrial de Natal e a Lei Orgânica do Ensino Industrial: cultura escolar e sujeitos educativos (1942-1954) e será desenvolvida em articulação com o Memorial da Unidade Rio Branco. Ao ser questionada sobre as perspectivas de atuação, Rita Diana ressalta: “Contribuir para a preservação da memória da EIN, com destaque para os sujeitos e práticas educativas no período pós reforma do ensino industrial no Brasil em 1942 e suas repercussões no RN”. EIN é a sigla para a Escola Industrial de Natal.

Rita e Ana Cláudia serão supervisionadas pelos professores Avelino e Francinaide, respectivamente. “A presença das pós-doutorandas no CAL também contribuirá para consolidarmos o impacto social do programa, um dos itens avaliados pela CAPES nas avaliações quadrienais”, sublinhou a docente Francinaide Nascimento, que coordena a Pós-Graduação na Propi.

Fortalecimento

As bolsas de pós-doutorado são fruto de uma articulação conjunta da Propi junto às Pró-Reitorias de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes) e de Administração (Proad), com o apoio da coordenação do PPGEP e da direção geral do Campus Natal-Cidade Alta. Sobre esse contexto, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação afirma que se trata da segunda iniciativa dessa natureza. Atualmente, há duas bolsistas de pós-doutorado atuando no Centro de Tecnologia em Energias Eólicas (Campus João Câmara) e no Centro de Referência em Tecnologia Mineral (Currais Novos), vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPGUSRN). O professor Avelino ainda acrescenta que a iniciativa está em consonância com a Política Institucional de Memória e Patrimônio Cultural, que está em trâmite nos Conselhos Superiores do IFRN. Para a professora Antônia Silva, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, “essa iniciativa contribui para alcançarmos distintos objetivos estratégicos do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional de maneira otimizada, notadamente aqueles relativos à consolidação da pós-graduação e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa”.

Da reunião, além de Ana Lúcia Sarmento, Avelino Neto, Francinaide Nascimento, Rita Diana de Freitas Gurgel e Ana Cláudia Viana, participou Ayres Nogueira, diretor geral do Campus Natal-Cidade Alta.

pesquisa