Internacionalização

IFRN abre inscrições de Processo Seletivo para Curso de Formação Inicial e Continuada

Curso ofertado é o de Português Brasileiro para Estrangeiros, na modalidade Educação a Distância

Publicada em 04/04/2022 Atualizada há 1 ano

Inscrições devem ser realizadas virtualmente e estarão abertas até dia 11 de abril.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) publicou o Edital n° 14/2022-Proen/IFRN, que rege o Processo Seletivo para preenchimento de vagas da segunda edição do curso Português Brasileiro para Estrangeiros, na modalidade Educação a Distância (EaD). O curso faz parte da adesão e implementação do programa Português como Língua Adicional (PLA) em Rede.

Inscrições e vagas

As inscrições devem ser feitas de 4 a 11 de abril, através da Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri). As instituições parceiras devem enviar todos os dados solicitados pelo e-mail aseri@ifrn.edu.br. Ao todo, são ofertadas 60 vagas, distribuídas pelas instituições parceiras. Todas as aulas serão promovidas pelo Campus Natal - Zona Leste, referência na modalidade EaD.

As informações necessárias dos estudantes selecionados são:

• Nome completo do candidato;
  • Nacionalidade do candidato;
  • Sexo do candidato;
  • Estado civil do candidato;
  • Escolaridade;
  • Nomes dos pais do candidato;
  • Estado civil dos pais do candidato;
  • Endereço completo do candidato;
  • Número do passaporte do candidato com data de emissão;
  • Contato de e-mail do candidato;
  • Contato telefônico do candidato.

O Curso

O Curso é ofertado a estudantes e servidores das instituições estrangeiras com as quais o IFRN mantém parceria e interlocuções. Nesta edição, os estudantes recebidos serão da Universidade de Almería (Espanha), da Faculdade de Ciências e Técnicas das Atividades Físicas e Esportivas (Staps) da Universidade de Montpellier (França), da Universidad Pedagógica Nacional (Colômbia), Universidad Estatal Península de Santa Elena (Equador) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O assessor de Relações Internacionais da Reitoria do IFRN em exercício, Bruno Lima, registrou seus agradecimentos pelo trabalho colaborativo e integrado que vem sendo desenvolvido junto às Pró-Reitorias de Extensão, Pesquisa e Ensino, o que fortalece a natureza transversal da internacionalização. O agradecimento foi extensivo ao apoio do Campus Natal Zona-Leste (EaD) e aos colaboradores técnicos que compõem as relações internacionais, os quais têm trabalhado para garantir a implementação dessa política nacional na instituição.

Para o professor Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva, que também exerce a função de assessor de Políticas Linguísticas junto à Reitoria do IFRN, a oferta do referido curso tem extrema relevância, já que "capacita colegas de instituições internacionais para eventuais projetos de ensino, pesquisa e extensão com o IFRN”. Além disso, o servidor afirma que a ação também confere grande visibilidade ao Instituto junto à comunidade internacional.

Acesse:

Edital n°14/2022-Proen/IFRN