Gestão
IFRN 115 anos: gestão administrativa impulsiona avanços e projeta futuro
Reportagem destaca conquistas da Pró-Reitoria de Administração nos últimos quatro anos, desafios enfrentados e perspectivas para o futuro do IFRN
Publicada por Max Praxedes em 04/02/2025 ― Atualizada em 4 de Fevereiro de 2025 às 16:15
Como parte de uma série especial organizada pela Coordenação Geral de Jornalismo e Imprensa da Diretoria Sistêmica de Comunicação Institucional (Dici) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), esta reportagem aborda as principais marcas deixadas pela Pró-Reitoria de Administração (Proad) em termos de conquistas e desafios nos últimos quatro anos.
Pró-Reitoria de Administração
A Proad é o setor responsável pelo planejamento e execução orçamentária e financeira do IFRN, desempenhando um papel essencial no funcionamento da instituição. Atuando de forma integrada com os diversos setores do Instituto, a Pró-Reitoria coordena e supervisiona atividades como gestão de almoxarifado e patrimônio, gestão de compras e contratações, gestão de contratos e gestão contábil e financeira. Esses serviços garantem o suporte necessário para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para o funcionamento administrativo da instituição.
A equipe da Proad tem como missão planejar, promover e fomentar políticas de planejamento e administração, alinhadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e à proposta orçamentária anual. Dessa forma, viabiliza a execução das atividades institucionais em consonância com as diretrizes governamentais e em sintonia com as necessidades da sociedade.
Desafios, avanços e perspectivas para o futuro
A seguir, confira a entrevista com Rodrigo Ricelly, pró-reitor de Administração do IFRN, que compartilha os avanços alcançados pelo setor entre 2021 e 2024, os desafios enfrentados na gestão, as contribuições para as metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), os projetos de destaque em 2024 e as perspectivas para o futuro, ressaltando o papel da administração no impacto acadêmico e social do Instituto ao completar 115 anos de história.
Ao olhar para os últimos quatro anos (2021-2024), quais conquistas você destacaria como mais importantes na sua área e como elas impactaram a comunidade acadêmica e externa?
Nos anos de 2021 a 2024, a Proad esteve envolvida em diversas ações de suporte aos campi, contribuindo diretamente para o sucesso do fazer institucional. Entre as principais conquistas, podemos destacar a adoção do almoxarifado virtual, que permitiu maior agilidade na aquisição de insumos básicos para todas as unidades do IFRN. Além disso, prestamos suporte administrativo à Pró-Reitoria de Ensino (Proen) para a contratação de profissionais terceirizados responsáveis pelo atendimento a estudantes com necessidades especiais, como ledores, transcritores de braile e psicopedagogos. Também foi criada a Assessoria de Gestão de Contratos, visando auxiliar os campi na administração de seus diversos contratos, bem como os núcleos de compras, que possibilitaram maior colaboração intercampi para a realização de contratações comuns.
Quais foram os principais desafios enfrentados nesse período e como a equipe trabalhou para superá-los?
O maior desafio enfrentado foi, sem dúvida, a restrição orçamentária, que se agravou nos últimos anos, e a falta de pessoal diante das crescentes exigências burocráticas do Estado. Diante desse cenário, as ações desenvolvidas foram fundamentais para gerar economia de escala e otimizar o trabalho dos servidores da área administrativa. A criação dos núcleos de compras, por exemplo, permitiu que os campi realizassem aquisições conjuntas, reduzindo custos e agilizando processos. Além disso, a Assessoria de Gestão de Contratos trouxe maior eficiência na administração dos contratos institucionais, garantindo que os recursos disponíveis fossem utilizados de maneira mais estratégica.
Qual a importância da atuação da Proad para o funcionamento do IFRN como um todo?
A execução orçamentária e a responsabilidade pela administração de cada campus recaem sobre a Proad e as Diretorias de Administração (Diads) de cada unidade. Podemos dizer que a área desempenha um trabalho invisível, mas essencial, garantindo que todas as demais áreas sistêmicas do IFRN possam operar de maneira eficaz. A infraestrutura, os contratos e os serviços que viabilizam o ensino, a pesquisa e a extensão dependem diretamente da atuação da Proad e das Diads, tornando o setor um pilar fundamental para o funcionamento da instituição.
Quais aprendizados dessa gestão podem ser levados para os próximos anos?
O principal aprendizado desse ciclo de gestão é a necessidade de fortalecer cada vez mais a colaboração entre os campi. A experiência dos últimos anos mostrou que ações coordenadas, como os núcleos de compras e a assessoria de contratos, são estratégias fundamentais para otimizar recursos e melhorar a gestão administrativa. O caminho para os próximos anos deve ser o de intensificar essa cooperação intercampi, garantindo que o IFRN continue se destacando como uma instituição de referência.
Trabalhar de forma individual permite alcançar objetivos, mas a união de esforços possibilita conquistas extraordinárias.
Nos 115 anos do IFRN, qual o principal legado que a Proad gostaria de destacar?
A Pró-Reitoria de Administração destaca a qualidade da infraestrutura do IFRN, resultado de um esforço contínuo para manter padrões elevados. Ambientes acolhedores, laboratórios bem equipados e uma excelente gestão dos recursos públicos garantem que a instituição siga como referência em ensino, pesquisa e extensão. Esse compromisso com a eficiência e a transparência é um dos maiores legados que a Proad busca deixar para o futuro do IFRN.
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