Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Gestão

IFRN 115 anos: extensão impulsiona transformação social e conexão com a comunidade

Projetos levam conhecimento e inovação para além dos muros da instituição

Publicada por Max Praxedes em 10/02/2025 Atualizada em 10 de Fevereiro de 2025 às 12:35

Como parte de uma série especial promovida pela Coordenação Geral de Jornalismo e Imprensa da Diretoria Sistêmica de Comunicação Institucional (Dici) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), esta reportagem revisita as principais conquistas e desafios da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) ao longo dos últimos quatro anos.

Pró-Reitoria de Extensão

A Proex é responsável por coordenar as políticas de extensão da instituição. Atuando na Reitoria, a Pró-Reitoria conta com o suporte das Assessorias de Programas e Convênios, Relações Internacionais e Relações com o Mundo do Trabalho para promover ações que aproximam o Instituto da sociedade. Nos campi, a Proex é apoiada pela Diretoria de Extensão do Campus Natal-Central e pelas Coordenações de Extensão das demais unidades. Essas estruturas trabalham para ampliar a inserção de estudantes e egressos no mercado de trabalho, além de fortalecer parcerias com a sociedade civil organizada nas áreas de atuação do IFRN.

As atividades de Extensão no IFRN, coordenadas pela Pró-Reitoria de Extensão e regulamentadas pela Resolução n.º 58/2017 do Conselho Superior (Consup), abrangem ações educativas, culturais e científicas que integram ensino e pesquisa. Essas iniciativas envolvem programas contínuos, projetos com objetivos específicos, cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), eventos institucionais, atividades de internacionalização e prestação de serviços, como consultorias e laudos técnicos. Além disso, incluem visitas técnicas e gerenciais para divulgar cursos e fortalecer a inserção de estudantes e egressos no mercado de trabalho, consolidando parcerias estratégicas.

Equipe da Proex - Gestão 2024-2028 / Foto: Kamily Santos
Equipe da Proex - Gestão 2024-2028 / Foto: Kamily Santos

Desafios e ações

À frente da Pró-Reitoria de Extensão, Samira Delgado reflete sobre as realizações e desafios enfrentados pelo setor em 2024: “Foi um período muito importante para a Extensão. Conseguimos fortalecer significativamente a interação com a sociedade, ampliando nossas ações para além dos muros da instituição, especialmente nas relações com o mundo do trabalho”.

A pró-reitora destacou o trabalho desenvolvido ao longo do ano, com ênfase nos editais publicados e na participação da comunidade acadêmica: “Publicamos dez editais que contemplaram mais de 400 projetos, envolvendo mais de 800 servidores e quase dois mil estudantes”, compartilhou. Samira também ressaltou a retomada, em grande escala, do Programa Mulheres Mil, que em 2024 ampliou sua oferta para mil vagas.

Samira Delgado, pró-reitora de Extensão do IFRN / Foto: Kamily Santos
Samira Delgado, pró-reitora de Extensão do IFRN / Foto: Kamily Santos

Conquistas e perspectivas para o futuro

Em 2024, o trabalho da Extensão mais uma vez destacou o papel do IFRN no Prêmio IEL de Talentos: “No Rio Grande do Norte, conquistamos o primeiro lugar na categoria Ensino Técnico e o primeiro lugar na categoria Ensino Superior. Isso nos levou à final nacional no nível técnico. Apenas três estados chegaram à etapa final, e ficamos em segundo lugar nacionalmente”, comentou Samira.

Para 2025, a pró-reitora prevê novos desafios e reforça a importância do planejamento contínuo: “A cada ciclo, renovamos as energias e o planejamento. Nossa perspectiva é fortalecer ainda mais a aproximação com a comunidade, atendendo demandas específicas em ações voltadas à promoção da saúde, à qualidade de vida e à preservação do meio ambiente”, disse.

Acesse:

*Texto produzido em colaboração com Kamily Santos, ex-estagiária de Jornalismo na Reitoria do IFRN.

Palavras-chave:
Gestão IFRN 115 anos Proex Retrospectiva Extensão

Notícias relacionadas