Ensino
IFRN 115 anos: ensino e qualidade acadêmica transformando vidas
Percepções e histórico dos desafios e avanços do Ensino no IFRN ao longo dos últimos quatro anos
Publicada por Renan Gabriel em 07/02/2025 ― Atualizada em 7 de Fevereiro de 2025 às 13:22
Dando continuidade à série especial organizada pela Coordenação Geral de Jornalismo e Imprensa da Diretoria Sistêmica de Comunicação Institucional (Dici) do IFRN, esta reportagem destaca os avanços, desafios e perspectivas da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) nos últimos quatro anos.
Pró-Reitoria de Ensino
A Proen é o órgão executivo responsável por planejar, coordenar e acompanhar as políticas e atividades educacionais no IFRN, assegurando sua integração com a Pesquisa e Inovação e a Extensão. Suas atribuições incluem o planejamento estratégico da instituição, a proposição e avaliação de diretrizes para o ensino, a articulação entre diferentes áreas acadêmicas, a definição do plano de ofertas educacionais e a publicação de editais para ingresso nos cursos regulares.
A seguir, veja a entrevista com Anna Catharina Dantas, pró-reitora de Ensino, que compartilha as principais conquistas da sua gestão, os desafios enfrentados e os projetos que consolidam o IFRN como referência nacional em educação.

Nos últimos quatro anos (2021-2024), quais conquistas você destacaria como mais importantes na sua área e como elas impactaram a comunidade acadêmica e externa?
"Entre os principais destaques, está o credenciamento da Educação a Distância (EAD) do IFRN, com conceito 5, a nota máxima. Além disso, diversos cursos receberam essa mesma pontuação, o que deve contribuir para a elevação da nossa nota na graduação. Essas conquistas refletem diretamente na qualidade da formação oferecida a estudantes, garantindo um ensino de excelência. Esse impacto se estende não apenas para a comunidade acadêmica, que tem acesso a uma educação cada vez mais qualificada, mas também para a sociedade, que recebe profissionais com excelente formação e com aptidão para o mundo do trabalho."
De que maneira sua área contribuiu diretamente para atingir as metas e prioridades estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)?
"O ensino é o carro-chefe do IFRN e desempenha um papel central no desenvolvimento institucional. No PDI, as ações da Proen estão diretamente ligadas a pelo menos três objetivos estratégicos e, de maneira mais ampla, influenciam cinco deles. Nosso trabalho inclui desde os cursos técnicos e de graduação até a pós-graduação e a Formação Inicial e Continuada (FIC). A integração entre Ensino, Pesquisa e Inovação e Extensão fortalece a qualidade acadêmica e garante que o IFRN continue sendo referência no cenário educacional brasileiro."
Em 2024, quais projetos ou ações desenvolvidas por sua área você considera mais marcantes para fortalecer o papel do IFRN na educação e na sociedade?
"A revisão das ofertas educacionais foi uma das ações mais significativas de 2024. Finalizamos a revisão dos Cursos Técnicos Integrados, uma tarefa desafiadora, e trabalhamos na reformulação dos Cursos Técnicos Subsequentes. Também iniciamos a revisão dos Cursos Superiores de Tecnologia, e para 2025, essa análise se estenderá aos cursos Proeja, FIC, Licenciaturas, Engenharias e Especializações. Além disso, 2024 marcou a retomada das ações de avaliação e regulação do ensino, fortalecendo a qualidade acadêmica e consolidando as bases para a expansão dessas atividades nos próximos anos."
Quais foram os maiores desafios enfrentados pela sua área nesse período e como eles foram resolvidos, especialmente no contexto da gestão institucional?
"O principal desafio continua sendo a evasão, especialmente nos cursos de graduação. São cursos que tiveram a qualidade aprimorada, mas apresentam taxas de desistência que precisam ser observadas com cuidado. Para enfrentar essa questão, estamos revisando nossas ofertas educacionais, aprimorando os currículos. A gestão educacional, incluindo a revisão dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e o acompanhamento acadêmico, é essencial para reduzir a evasão e fortalecer a permanência estudantil."
Pensando no futuro, que aprendizados, perspectivas ou sugestões você considera importantes para o próximo ciclo de gestão do IFRN?
"Precisamos garantir que todo o esforço institucional - seja orçamentário, de pessoal ou tecnológico - se traduza em resultados concretos. Isso significa ampliar o número de matrículas e garantir que mais estudantes concluam seus cursos. O maior desafio é melhorar os índices de permanência e êxito, reduzindo a evasão e proporcionando condições para que estudantes concluam sua formação com sucesso. Democratizar o acesso é fundamental, mas é igualmente essencial garantir que discentes permaneçam na instituição e tenham uma trajetória acadêmica bem-sucedida."
Ao chegar aos 115 anos, o IFRN é uma instituição de referência dentro e fora do Rio Grande do Norte. Para sua pasta, qual legado destacaria como o mais relevante, acadêmica e socialmente, do Instituto para a sociedade?
"O ensino de qualidade é o maior legado do IFRN. Formamos profissionais altamente capacitados e contribuímos para o desenvolvimento econômico e social das regiões onde atuamos. A melhoria contínua das nossas ofertas educacionais e o compromisso com a excelência acadêmica garantem que o IFRN continue impactando positivamente a vida de milhares de estudantes e suas comunidades. Nosso objetivo é que cada pessoa que ingresse na instituição tenha a oportunidade de concluir seu curso e se tornar profissional capaz de transformar a sociedade."
