Ifal inicia processo de migração de sistemas para o Suap do IFRN

Transição deve durar até dois anos e será em fases. A primeira será a acadêmica.

Publicada por Kamily Santos em 23/08/2024 Atualizada há 1 mês

O reitor e a equipe de gestão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) receberam nesta segunda-feira (19/8), a equipe técnica do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O encontro teve como objetivo planejar a migração dos sistemas de gestão e acadêmico adotados pelo Ifal para o software de gestão desenvolvido pelo IFRN.

Para o reitor do Ifal, Carlos Guedes, a migração para o Suap, além de fortalecer as ferramentas desenvolvidas pela própria Rede Federal, deve contribuir fortemente para redução dos custos com sistemas que são adotados naquele Instituto, a exemplo do acadêmico que irá gerar uma economia da ordem de R$ 800 mil por ano, após sua implantação, prevista para ser concluída em 2026.

Para Carolina Duarte, pró-reitora de Desenvolvimento Institucional (PRDI), a migração será gradual e a agenda de hoje é o início de uma transição que deve durar dois anos. “Trabalharemos em fases e já há uma comissão institucionalizada para acompanhar a migração. Neste momento estamos na fase final de formalização e até dezembro iniciamos a migração”, destacou.

Implantação

A equipe da Diretoria Tecnologia da Informação do IFRN, Tarso Latorraca e José Augusto Medeiros, estiveram presentes para esclarecer as dúvidas da Gestão Sistêmica do Ifal sobre o processo de implantação do sistema no Ifal e do uso da ferramenta em si.

O Suap tem duas grandes áreas - administrativa e acadêmica. No Instituto alagoano, o módulo acadêmico será o primeiro a ser implantado e a equipe da Pró-Reitoria de Ensino esteve presente com um grupo de representantes.

Tarso Latorraca comentou sobre a implantação do sistema: “todo processo de mudança tem seus desafios, mas estaremos presente para superar e alcançar o objetivo do projeto”.

Suap

O Suap foi desenvolvido pelo IFRN em 2006 e, atualmente, está em operação em 28 instituições da Rede Federal e 69 outras instituições públicas, através de convênios em que o IFRN cede o uso do sistema, que funciona como uma ferramenta integradora entre todas as áreas das instituições parceiras.

O Sistema surgiu com o desenvolvimento da tecnologia utilizada para o registro da frequência dos servidores e o controle dos materiais e equipamentos recebidos, sendo chamado Sistema Unificado de Almoxarifado e Patrimônio (Suap). Em 2008, foram acrescentados módulos para integrar o sistema de ponto eletrônico com o Sistema de Administração de Pessoal do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), adicionando funcionalidades de gestão de Recursos Humanos. Rebatizado como Sistema Unificado de Administração Pública, o atual Suap foi pensado como um software de gestão para reunir dados e informações institucionais e hoje faz também toda a gestão de informações acadêmicas relacionadas a todos os cursos.

Suap IFRN Ifal parceria