Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pós-Graduação

IFRN promove diálogo sobre novas ofertas de Pós-Graduação Stricto Sensu

Experiências compartilhadas marcaram o I Fórum de Planejamento de Propostas de Cursos Novos do IFRN

Publicada em 15/04/2021 Atualizada há 12 meses

Cerca de cinquenta servidores participaram do evento

Na tarde do dia 14 de abril, cerca de cinquenta servidores participaram do I Fórum de Planejamento de Propostas de Cursos Novos do IFRN. Organizada pela Coordenação de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (COPPG/PROPI) e pela Assessoria de Pós-Graduação Lato Sensu (ASLAS/PROPI), com o apoio das Pró-Reitorias de Ensino (PROEN), de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRODES) e de Extensão (PROEX), por meio da Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (ASERI/PROEX), a atividade deu início ao diálogo com os campi que pretendem submeter junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) propostas de novos Programas de Pós-Graduação (PPG) Stricto Sensu.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Avelino de Lima Neto, “o Fórum tem o objetivo de pautar as propostas de novos cursos de maneira sistêmica, possibilitando que a comunidade acadêmica avalie continuamente o desenvolvimento institucional. A presença de servidores de vários campi, bem como de pró-reitores e diretores de Pós-Graduação de outras instituições da Rede, mostra a importância do diálogo coletivo, local e nacional, para construirmos a pós-graduação face aos inúmeros desafios do atual cenário brasileiro”.

 Experiências compartilhadas marcam a programação

A programação iniciou com a abertura realizada pelo reitor do IFRN, Arnóbio de Araújo Filho e pelo pró-reitor de pesquisa e inovação, Avelino de Lima Neto. As professoras Francinaide Nascimento e Patrícia Chagas - coordenadora da pós-graduação (COPPG/PROPI) e assessora da pós-graduação lato sensu (ASLAS/PROPI), respectivamente -, também participaram desse momento. Logo em seguida, o professor Vinícius Martins, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSul, proferiu a palestra Verticalizando da especialização para o mestrado: estratégias. Após a palestra, servidores de diversos campi interagiram com o convidado, a partir das demandas locais.

Às 16h, o professor Dante Moura, ex-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) e atual Pró-Reitor de Ensino, realizou a palestra Compartilhando o processo de criação do PPGEP: mestrado e doutorado. Do mesmo modo, as equipes dos campi discutiram com o palestrante e tiraram dúvidas sobre a construção de novas propostas de pós-graduação stricto sensu.

 Encaminhamentos

Após a segunda palestra, a coordenadora da pós-graduação, Francinaide Nascimento, apresentou os encaminhamentos dos trabalhos junto às comissões locais: “serão realizadas reuniões com cada comissão, tendo por base os documentos das áreas, a fim de que a COPPG/PROPI e os campi construam coletivamente o passo-a-passo da produção dos APCN, a partir de cada realidade”, disse. Esses encontros serão realizados a partir de maio. Em junho, pretende-se realizar o II Fórum, desta vez com uma discussão mais centrada na realidade do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2026 (PDI) do IFRN.

Palavras-chave:
ensino
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas