Evento

História: Campus Zona Norte comemora formatura da primeira turma de Licenciatura

A cerimônia aconteceu na última sexta-feira (9), no auditório

Publicada em 13/05/2014 Atualizada há 1 ano

Edcleyton, Elton, Marcelo e Cleber comemoram o diploma ao lado do reitor do IFRN

A última sexta-feira (9) ficará gravada na história do Campus e na vida dos jovens Cleber Souza, Edcleyton Souza, Elton Mendonça e Marcelo Lima, primeiros formados do Curso Superior de Licenciatura Plena em Informática do Instituto. A solenidade de colação de grau aconteceu no auditório doCampus, com início às 19h30min.

Junta-se a eles o licenciado Felipe Medeiros, laureado da turma, que participou de cerimônia individual realizada no Gabinete do Reitor no dia 25 de abril, presidida  pelo reitor em exercício Wyllys Abel Farkatt, com a participação do diretor geral em exercício do Campus Agamenon Henrique Tavares.

O reitor do IFRN Belchior de Oliveira Rocha presidiu a última solenidade ao lado do diretor-geral do Campus Valdemberg Magno Pessoa, do diretor acadêmico Agamenon Henrique Tavares, da patronesse do curso Pauleany Simões, do paraninfo da turma João Maria do Nascimento e dos professores homenageados Givanaldo Rocha e Francisco Júnior. A formatura também contou com a presença da chefe de gabinete da Reitoria Maria Auxiliadora Pereira e dos professores Fábio Augusto Procópio, Miler Franco D'Anjour e Keila Cruz Moreira.

Para os alunos, a formatura foi a consagração depois de tanto esforço: "Passou um filme em minha cabeça quando fui convidado à frente. Vim do interior para Natal só para estudar, tendo que morar sozinho por mais de um ano para que este sonho se tornasse realidade. Por vezes me senti sozinho, mas hoje vejo a recompensa de todo o esforço", relembrou o agora licenciado Marcelo Lima. “Agora, as oportunidades de emprego vão crescer consideravelmente, mas antes vou fazer uma especialização na área de Desenvolvimento [de Sistemas] para aperfeiçoar meus conhecimentos”, comentou Cleber.

Com a palavra, Edcleyton arrancou aplausos das sessenta pessoas presentes à cerimônia: "É uma tarefa muito difícil colocar em um discurso quatro anos e alguns meses de desafios, temores, amizades, entusiasmo, tristeza, notas altas e algoritmos. E não exagero quando digo que sentimos e vivemos tudo isso. Ao ingressarmos nesta instituição, tomamos uma decisão que mudaria nossas vidas. Escolhemos pelo novo, pelo peso da rede federal e de enfrentar o desafio de uma nova Licenciatura em Informática".

E por falar em novo, o diretor geral Valdemberg Pessoa fugiu do protocolo. Passou o microfone ao diretor acadêmico Agamenon Tavares, seu amigo há vários anos, como um presente pela amizade e pela coragem de apostar na criação e regulamentação de um curso até então inexistente no IFRN.

Satisfeito, João Maria não escondeu a felicidade de ver o resultado da dedicação de seus alunos: "Estou bastante emocionado por participar desse momento tão especial. Desejo vê-los bem sucedidos no mercado profissional e na prática docente. Agora somos colegas de profissão". Homenageada com o convite para patronesse da turma, Pauleany fez questão de agradecer aos alunos: "Aprendi muito com todos eles e agradeço bastante o convite. Foi uma honra contribuir com a formação deles".

Imediatamente após o encerramento da solenidade, os alunos receberam o abraço de familiares, amigos e professores ao som de The Final Countdown (Contagem Regressiva Final), do grupo Europe.