Heteroidentificação: IFRN promove 2ª conferência do Ciclo Formativo

Evento acontecerá na manhã desta quarta-feira, 20 de julho, a partir das 9h

Publicada em 18/07/2022 Atualizada há 1 ano

Evento terá transmissão ao vivo pelo canal oficial do IFRN no Youtube, a partir das 9h.

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Neabi/IFRN), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), realizará, nesta quarta-feira, dia 20 de julho, a segunda conferência do I Ciclo Formativo, que tem como tema a “Consolidação das bancas de heteroidentificação: implicações sobre o bicentenário da independência nos dez anos da ‘lei de cotas'”.

O evento, que acontecerá de forma virtual, terá início às 9h, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do IFRN no Youtube, contará com a palestra "Manifestações cotidianas do racismo estrutural e a invenção de Brasil", ministrada por Maiara Juliana Gonçalves, professora adjunta de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Campus Escola Agrícola de Jundiaí. A mediação ficará por conta da professora de Língua Portuguesa e Literaturas do Campus Apodi do IFRN, Aline Silva.

Sobre o evento

O Ciclo Formativo acontece por meio de sessões nos meses de maio, junho, julho, agosto e outubro em formato virtual, com transmissão presencial na unidade de realização do evento. O primeiro encontro acontece no dia 25 de maio, conforme programação, e iniciará a discussão apresentando um panorama geral sobre os principais temas que serão discutidos.

As inscrições foram abertas no dia 17 de maio e seguirão até os dias de realização do evento, que acontecerá no decorrer deste ano de 2022. O evento é gratuito e aberto para as comunidades interna e externa do IFRN.

Alteração na programação

A comissão organizadora do evento informa que houve uma alteração na programação geral: a Mesa-redonda IV - "Branquitude, pigmentocracia colorismo: reflexos do mito da democracia racial no Brasil", que aconteceria no dia 27 de julho, foi adiada para a tarde do dia 17 de agosto. Contudo, a programação do dia 17, pela manhã, será mantida.

Acesse:

Página para realização de inscrição

Canal do IFRN no Youtube