Esportes
Handebol, Judô e Natação: IFRN faz história com bom desempenho e recordes na etapa nacional dos Jogos das Instituições Federais
Evento aconteceu em Fortaleza, de 23 a 28 de outubro deste ano
Publicada por Max Praxedes em 30/10/2023 ― Atualizada há 1 ano, 2 meses
De 23 a 28 de outubro deste ano, estudantes-atletas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participaram da etapa nacional dos Jogos das Instituições Federais (JIFs), realizado no Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza (CE), com organização do Instituto Federal do Ceará (IFCE).
O IFRN, com 105 estudantes e aproximadamente 20 servidores, foi a segunda maior delegação dos Jogos em 2023, ficando atrás apenas do IFCE. Ao todo, o evento contou com disputas em onze modalidades, tendo o IFRN em dez delas, sendo: Atletismo, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez, Basquete, Futsal, Handebol, Vôlei e Vôlei de praia.
Handebol
No JIFs em Fortaleza, o time feminino de Handebol levou 12 atletas e conquistou o 4º lugar nas disputas. “As atletas são jovens, em sua maioria têm 16 e 17 anos e participaram pela primeira vez de uma competição de alto nível. Sair do interior para um nacional é um grande feito, pois distante da capital é muito difícil conseguir competições para que elas participem”, relatou a professora Liege da Silva, responsável pela modalidade.
“Essa foi a primeira vez que participei do JIFs nacional, já que ano passado infelizmente não foi possível levar o Handebol do IFRN para a competição. O evento proporciona uma oportunidade inigualável e extremamente gratificante, já que para chegar nessa fase é preciso ter passado por mais duas. Entrar em quadra em Fortaleza foi uma sensação de dever cumprido e objetivo alcançado. Trilhar todo esse percurso com certeza não foi fácil, mas chegarmos no nosso primeiro ano no nacional como o 4° melhor time, dentre 661 campi de todo o Brasil, é fora do normal. Vivenciar tudo isso não foi só significativo para mim enquanto atleta, mas também como pessoa. Conhecer pessoas de outros lugares, outras culturas, isso tudo em apenas uma competição, é absurdo. Saio da competição com a sensação de dever cumprido. Chegamos perto de onde merecíamos, e faremos o possível para irmos mais longe no próximo ano”, declarou Eloísa Iwen, aluna do Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais no Campus Ceara-Mirim.
Judô
Na etapa nacional, sete atletas do IFRN competiram na modalidade Judô. “O desempenho da equipe foi extremamente positivo. Seis atletas conquistaram ao menos uma medalha, e alguns medalharam triplamente, como Luiz Fellype (campeão na sua categoria e por equipes, vice-campeão absoluto), Jemylle Paola (vice-campeã na sua categoria e absoluto, terceira colocada por equipes) e Maria Heloise (terceira colocada na sua categoria, absoluto e por equipe). Chamo a atenção para fato de o RN está muito bem representado nessa modalidade, de forma que o nosso Instituto figurou como terceiro colocado geral e, ainda, protagonizou a disputa por equipes, que levou ao ouro no masculino e bronze no feminino”, ressaltou a professora Heloiana Faro.
O estudante Luiz Fellype, que cursa Informática no Campus Parnamirim, faz parte do grupo de alunos que participou pela primeira vez da etapa nacional dos Jogos: “Foi a primeira vez e foi incrível, algo que não imaginava, achei que seria diferente, não tinha tanta expectativa, mas quando cheguei no evento foi um mix de emoções, e viver isso foi incrível. Faz muito tempo que já viajo em outras competições nacionais, mas nunca havia conseguido medalhar em uma categoria por equipe, e conseguir medalhar e ainda mais sendo ouro foi, sem dúvidas, um dos melhores momentos que vivi nos JIFs. Além disso, consegui conquistar ouro no individual (- 81kg) e prata no absoluto”, destacou.
"Foi uma competição de alto nível, sem contar a infraestrutura. Minha experiência foi a mais sensacional possível, quebrando meus obstáculos e me superando. O momento que vai ficar marcado para mim foi a minha última luta, na qual venci meu oponente com um belo ippon [termo utilizado em competições de artes marciais, com pontuação máxima dada devido a um 'golpe perfeito'], marcado no placar em oito segundos, o que, no critério de desempate, me deu o primeiro lugar no individual", disse Leonardo Souza, aluno do Técnico em Mineração no Campus Natal-Central.
Natação
Com dez atletas na equipe, a modalidade Natação foi destaque nas premiações dos Jogos: “Os atletas conquistaram seus espaços no podium com muita determinação, foco e garra. A atleta Júlia Mauad ganhou e bateu os recordes de quatro provas nadadas, sendo a grande referência da competição. O revezamento feminino conquistou primeiro lugar no 4x50m medley e segundo lugar no 4x50m livre. O masculino conquistou o segundo lugar nos dois revezamentos. O atleta Mateus Azevedo conquistou o 2º lugar nos 100m borboleta e 3º lugar nos 100m livre. A atleta Maria Júlia conquistou o 3º lugar nos 200m medley, e a atleta Maria Eduarda Maia ganhou 3º lugar nos 100m peito”, destacou a professora Bete Paiva.
Júlia Mauad, atleta recordista da modalidade e estudante do Curso Técnico em Edificações no Campus Natal-Central, participou pela segunda vez da etapa nacional dos Jogos: “Novamente tive a oportunidade de viver esse evento incrível, que me proporcionou diversas experiências, amizades e conquistas. É um sentimento muito bom estar nesse meio competindo e torcendo pelo meu estado. Gostaria de citar também a ótima recepção do IFCE à toda delegação do RN, que além de terem interagido e trocado ideia com a gente, ainda estiveram presentes torcendo em alguns de nossos jogos, por sermos mais um dos estados representando o Nordeste. Um momento que vai ficar guardado desse JIFs foi a vitória do nosso revezamento medley feminino, que ganhou por apenas três centésimos do IFPA, equipe que anteriormente havia ganhado da gente no revezamento livre, garantindo pontos que foram importantes para vencer o troféu de 1º lugar por equipe do feminino. Além dessas conquistas, também ganhei e bati o recorde de campeonato das outras quatro provas individuais que nadei, sendo elas: 50m livre, 50m borboleta, 50m costas e 100m livre”, celebrou.
Para o estudante Mateus Azevedo, que cursa o Técnico em Comércio no Campus Natal-Zona Norte, participar pela segunda vez da etapa nacional dos Jogos foi uma experiência marcante, que agregou, de forma positiva, em sua trajetória: “É uma experiência única e um momento crucial no desenvolvimento do aluno-atleta, só quem vive a experiencia sabe como realmente é. Um momento que me marcou foi quando consegui alcançar minha melhor marca pessoal nos 100m do nado livre, algo que eu não esperava”, contou.
“Se fosse resumir toda a experiência dos JIFs, eu diria que foi ‘inesquecível’. É incrível a sensação de estar compondo uma equipe para representar o nome do seu próprio estado, como também compartilhar vivências com pessoas das mais variadas regiões, mas com uma coisa em comum: dedicação ao esporte que fazem. Além disso, é uma oportunidade de fazer novas amizades, eu mesmo tive o prazer de conhecer alguns colegas que hoje já considero praticamente como irmãos. Um momento que me inspirou foi quando abrimos o balizamento do revezamento da Natação e vimos o recorde com o nome ‘IFRN’ estampado do lado. Nesse momento, todo nós sabíamos que tínhamos que nos dedicar o máximo possível para continuar esse legado gigantesco que o IFRN carrega. E quando acabamos a competição, cada um com medalha e os nomes nos troféus de equipe masculina e feminina, a sensação foi de missão comprida”, disse Jordan Fernandes, estudante do Curso Técnico em Informática no Campus Mossoró.
Jogos das Instituições Federais
Os Jogos das Instituições Federais acontecem, todos os anos, reunindo estudantes atletas de toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para chegar à Etapa Nacional, os competidores participaram das etapas regionais, e os vencedores se encontraram, de 23 a 28 de outubro, para as disputas em Fortaleza (CE).
Os JIFs 2023 foi um evento organizado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Comissão Organizadora dos Jogos dos Institutos Federais (Cojif). O evento contou com o financiamento do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), com complementação das instituições participantes que compõem a Rede Federal.
"A participação do IFRN na etapa nacional dos Jogos das Instituições Federais teve dois elementos: evolução técnica das equipes e envolvimento dos alunos de diferentes modalidades, criando um clima favorável e promovendo a troca de cultura. Nossos estudantes-atletas tiveram uma participação positiva, conquistando medalhas, troféus e memórias inesquecíveis", disse o reitor do IFRN, professor José Arnóbio.
Acesse:
- Palavras-chave:
- Handebol JIFs 2023 Natação JIFs Nacional Jogos das Instituições Federais Judô