Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EVENTO

Grupo de Trabalho e Estudos em Nutrição realiza evento virtual

"Nosso Guia Alimentar: conheça e defenda" é uma iniciativa em alusão ao Dia Mundial da Alimentação

Publicada em 09/10/2020 Atualizada há 12 meses

Programação terá início às 14h da quarta-feira, 14/10

Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro, o Grupo de Trabalho e Estudos em Nutrição (GT Nutrição), composto pelos nutricionistas do IFRN, irá realizar uma série de atividades virtuais sob o título: "Nosso Guia Alimentar: conheça e defenda".

Transmitido através da ferramenta Google Meet, o evento terá início às 14h do próximo dia 14, quarta-feira. Na programação, palestras e roda de conversa com servidores do Instituto e profissionais da comunidade externa. Para participar, o link da sala do evento está AQUI.

Programação

14h — Abertura, com a nutricionista Thaís Teixeira, do Campus Mossoró do IFRN;

14h15 — Guia alimentar: promovendo a alimentação adequada e saudável, com nutricionista convidada Kamila Tirmann Gabe. Kamila é pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP), onde faz doutorado em Nutrição em Saúde Pública;

14h45 — Reflexões socioculturais sobre o Guia Alimentar, com a nutricionista Mayara Sanay de Oliveira, também doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Nutrição em Saúde Pública da USP;

15h15 — Roda de conversa, mediada por Diôgo Vale, nutricionista do Campus Ceará-Mirim do IFRN.

 “As palestras da Kamila Gabe e da Mayara vão tratar de um tema muito relevante para nós nutricionistas e para a população brasileira em geral: o Guia Alimentar para a População Brasileira, referência mundial por sua abordagem diferenciada de alimentação, nutrição e saúde, baseada nos alimentos e nas práticas alimentares. Esse Guia é fundamental para pensarmos uma alimentação saudável de verdade. Devemos deixar de lado os modismos, a epidemia do fitness e os alimentos ditos “milagrosos”. Alimentação saudável é aquela que respeita o meio ambiente e a cultura local”, disse Diôgo Vale.

Segundo o nutricionista, o prato do brasileiro deve ser composto por uma diversidade de alimentos preparados com ingredientes e temperos naturais e – somente quando for necessário – alimentos industrializados que podem complementar uma preparação culinária. “Apesar de estarmos em um momento de aumento de preços, comer ‘bem não é caro.  Esse evento é, também, uma tentativa de sensibilização e disseminação de que alimentação saudável é um direito humano básico. Precisamos lutar por isso e o Guia Alimentar é uma ferramenta que vem nos ajudar nesse processo”, finalizou Diôgo.

Guia Alimentar

Publicada em 2014, a segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira traz “um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que objetivam promover a saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo, hoje e no futuro”.

Produção do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde, setor do Ministério da Saúde editada originalmente em 2006, o Guia “se constitui como instrumento para apoiar e incentivar práticas alimentares saudáveis no âmbito individual e coletivo, bem como para subsidiar políticas, programas e ações que visem a incentivar, apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população”, diz a introdução do documento.

Acesse

Guia Alimentar para a População Brasileira


 

"Nosso Guia Alimentar: conheça e defenda" - Link para o evento

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas