Gestão de Pessoas

Grupo de trabalho discute implantação do SIASS

Subsistema vem para otimizar serviços relacionados à saúde do servidor

Publicada em 04/12/2012 Atualizada há 1 ano

O Grupo de Trabalho formado para discutir e implantar as ações relativas ao Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Federal (SIASS) se reuniu, pela segunda vez, hoje (4), na Reitoria do IFRN, para consolidar cronograma de trabalho e divisão de tarefas.  O Grupo foi criado em novembro, cerca de um ano após o Instituto assinar um acordo de cooperação técnica com a UFRN, pioneira na implantação do SIASS no Rio Grande do Norte e detentora de três Unidades SIASS – USIASS (Natal - sede, Mossoró e Santa Cruz), com atendimento à servidores de aproximadamente 32 órgãos partícipes.

Entre as ações propostas, destacam-se:

·         - Elaborar a normatização dos procedimentos relacionados à implantação definitiva da rede SIASS;
-  Elaborar Projeto de Sensibilização dos Servidores frente aos novos procedimentos que serão adotados com a implantação da rede SIASS;
- Implementar e executar as ações de Promoção à Saúde, Vigilância em Saúde e de Qualidade de Vida de forma sistêmica, coordenando a descentralização destas ações para os diversos Câmpus;
- Elaborar proposta de trabalho para formar a Comissão Interna de Saúde do Servidor Público Federal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – CISSP/IFRN, visando a implementação de ações voltadas à preservação da saúde do servidor público, bem como de realizar melhorias nas condições e na organização do processo de trabalho no âmbito deste instituto.

O Grupo também está discutindo meios de minimizar possíveis prejuízos para todos os servidores, inicialmente construindo modificações na Reitoria, onde já existe a obrigatoriedade de uso do sistema SIAPENET – Saúde, para posteriormente implantar as ações nos demais câmpus do instituto.

O SIASS tem por objetivo coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência à saúde, perícia oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores. De acordo com o Coordenador de Assistência de Pessoal e Qualidade de Vida, que participou do IV ENASS – Encontro Nacional de Atenção à Saúde do Servidor, Fernando Henrique da Silva, “o SIASS é uma rede que vem se consolidando desde sua formalização, com o Decreto nº 6.833, de 29 de abril de 2009, propondo, em sua essência, a construção coletiva e a preocupação com a saúde do servidor desde sua entrada no serviço público federal até sua inatividade”.

Mudanças nas rotinas administrativas já podem ser constatadas após a emissão da Nota Informativa nº 04/2012-DIGPE que esclarece, no âmbito do IFRN, alguns dos procedimentos que devem ser adotados, provisoriamente, para a entrega de atestados médico ou odontológico, em atendimento a legislação em vigor.

O Grupo de Trabalho foi efetivado no IFRN a partir da Portaria nº 3.207/2012 e é formado por seis servidores, sendo um médico, uma técnica em enfermagem, um docente, um auxiliar em administração e duas psicólogas.

servidores