Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Grupo de pesquisa lança livro sobre tecnologia mineral
Pesquisa

Grupo de pesquisa lança livro sobre tecnologia mineral

28/04/2022 - Publicação apresenta projetos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Processamento Mineral

Grupo de pesquisa lança livro sobre tecnologia mineral

Obra apresenta artigos produzidos no período de 2018 a 2021.

O Grupo de Pesquisa em Processamento Mineral do Campus Natal-Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) publicou, neste mês de abril, através do Laboratório de Tecnologia Mineral e Materiais (LT2M), o livro “Tecnologia Mineral e Materiais: Propostas para um desenvolvimento sustentável”.

A publicação apresenta projetos e trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa, expondo um recorte dos artigos produzidos no período de 2018 a 2021.

O livro foi organizado por Tércio Graciano Machado (IFBA/IFRN); Mauro Froes Meyer (IFRN); Djalma Valério Ribeiro Neto (IFRN); Raquel Guilherme de Carvalho (IFBA; Raimison Bezerra de Assis (IFBA); Flánelson Maciel Monteiro (IFRN); e Samara Melo Valcacer (IFMS). Os escritores buscam contribuir com o aprendizado em uma aplicação tecnológica interdisciplinar, com viés no desenvolvimento sustentável.

Como explica o professor Tércio Machado, a ideia da publicação surgiu ao perceber que não bastava apenas realizar projetos de Pesquisa, de Extensão e publicação de artigos. Era necessário, também, divulga-los, a fim de que as comunidades externa e interna do IFRN pudessem conhecer a importância do Instituto Federal e de seus projetos desenvolvidos.

Tércio Machado reforça que a publicação do livro também tem o objetivo de ajudar pequenos produtores locais, convidar a sociedade para conhecer o Instituto e seus projetos, bem como incentivar a participação de estudantes em projetos de pesquisa e de extensão.

Grupo de Pesquisa em Processamento Mineral

Criada em 2001, a equipe de pesquisadores comemora, neste ano, duas décadas de atuação. O Grupo possui linhas de pesquisa perpassando em concentração mineral e suas tecnologias; gestão de resíduos sólidos; pesquisas e aplicações em tecnologias educacionais; e síntese e processamento de materiais particulados.

Atualmente, é composto por pesquisadores doutores, mestres, especialistas e graduados, tendo como diferencial a parceria interinstitucional entre o IFRN, o Instituto Federal da Bahia (IFBA) e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Além disso, a equipe conta com mais de 15 estudantes voluntários e bolsistas. Através do processamento mineral, resíduos e materiais, o Grupo de Pesquisa busca desenvolver técnicas para desenvolvimento sustentável.

Acesse:

Livro “Tecnologia Mineral e Materiais: Propostas para um desenvolvimento sustentável”

Ações do documento

Página em carregamento