Gestão
Grupo de comunicadores submete ao Consup minuta da Política de Comunicação
Documento objetiva ser um orientador para as ações de comunicação da Instituição
Publicada em 10/09/2018 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 23:50

Construído de forma colaborativa entre representantes da área de comunicação social dos campi e da Reitoria do IFRN, a minuta da Política de Comunicação do Instituto foi submetida ao Conselho Superior da Instituição (Consup). Os interessados podem conferir a proposta através do Processo 23421.003867.2018-07.
O documento começou a ser escrito em 2017, com a coordenação da Assessoria de Comunicação Social e Eventos da Reitoria (Asce). Tendo como princípios norteadores os regimentos institucionais, baseia-se na perspectiva da comunicação pública e estratégica (os nomes dos autores e colaboradores estão listados na Portaria 1953/2018-Reitoria/IFRN).
Para isso, propõe uma organização da área na instituição enquanto comitê e a divisão do setor correspondente na Reitoria (Asce) em núcleos (audiovisual, eventos, jornalismo e design). Além da minuta do documento, o grupo escreveu ainda o Manual de padronização de redação e estilos jornalísticos e o Manual de gerenciamento de mídias sociais, que têm o objetivo de orientar os responsáveis por esses trabalhos na Instituição.
"Para a escrita, os profissionais de comunicação contaram com o apoio de uma série de colaboradores, que repassaram as informações e orientações sobre a visão institucional dos temas abordados (públicos, pesquisa, extensão e internacionalização, por exemplo)", explicou a assessora de Comunicação Social e Eventos da Reitoria, Maria Clara Bezerra.
O trabalho para a construção da Política de Comunicação vem junto à atualização da normatização das cerimônias de certificação, formatura e colação de grau, aprovada pelo Consepex (Deliberação 1/2018). Ao mesmo tempo, as ações para reestruturação do site vêm sendo desenvolvidas em parceria entre a Asce e a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (Digti) e devem ser finalizadas até o primeiro semestre de 2019.