Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Assistência Estudantil

Grêmios Estudantis: a atuação do corpo discente nas causas acadêmicas

Representantes estudantis atuam junto a Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis

Publicada por Kamily Santos em 30/12/2024 Atualizada há 2 dias, 22 horas

A Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (Digae) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) é o setor responsável por garantir a permanência e o sucesso educacional dos estudantes em situação de vulnerabilidade social. Para isso, a Digae trabalha em conjunto com Programas oferecidos pelo Governo Federal, como por exemplo o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), além de ofertar alguns auxílios essenciais. Para além do trabalho realizado pela Digae, existem os Grêmios Estudantis que atuam junto à Diretoria.

Os Grêmios Estudantis são organizações protagonizadas pelos próprios estudantes, fruto da iniciativa estudantil em manter um diálogo direto com a gestão dos campi. Atualmente, todos os campi do IFRN possuem Grêmios Estudantis, formando a Rede de Grêmios do Instituto (Regif).

A função dos Grêmios Estudantis é servir como uma ponte de ligação entre a comunidade discente e a Gestão, visando melhorias contínuas para os estudantes nas mais diversas ações realizadas pela Gestão Escolar. Os grêmios são a representação máxima dos estudantes. Dentre as atividades desenvolvidas pelos grêmios estão as mobilizações em prol das causas acadêmicas.

A semelhança entre as atividades exercidas pelo Grêmio Estudantil e a Digae acabam trabalhando juntos a favor do bem do corpo discente.

Paulo Filgueira está a frente da Assessoria de Assistência ao Estudante (Asaes) da Reitoria, fala sobre a iniciativa dos Grêmios Estudantes com afinco: “A iniciativa junto aos Grêmios estudantis surge de um diálogo contínuo e de fácil acesso aos discentes na reitoria, as ações de planejamento e de mobilização estudantil são planejadas e executadas a partir da gestão democrática no qual os estudantes são os protagonistas e auxiliam a Digae nos processos de organização dos eventos.”

Campus Caicó

Miolo - matéria grêmio

No Campus Caicó do IFRN o Grêmio Estudantil Seridó Sertão se encarrega de manter sempre ativo o diálogo entre discentes, docentes e gestão, garantindo o bem estar de todos. A agremiação é liderada pela estudante de Vestuário, Lyégia Santos.

“O movimento estudantil no IFRN é esplêndido e ele só está começando”

Lyégia Santos é estudante de Vestuário no Campus Caicó do IFRN. Lyégia é presidente do Grêmio Estudantil Seridó Sertão e do Regif e fala sobre a importância da existência dos Grêmios com ênfase: “As agremiações têm uma importante função que é a de defender a voz dos estudantes, facilitar o envolvimento cívico e apoiar a promoção dos direitos e o bem-estar dos estudantes. Elas são uma plataforma para os estudantes expressarem suas opiniões, se envolverem mais na vida do Instituto.”

Lyégia ainda acrescenta: “O movimento estudantil no IFRN é esplêndido e ele só está começando, a minha frase clichê é "se você quer um movimento estudantil ativo, faça parte dele, participe." Ser gremista é um período que me permite crescer no pessoal e profissionalmente, além de formar grandes laços de amizade.”

Palavras-chave:
Digae Assistência Estudantil Grêmio Estudantil IFRN

Notícias relacionadas