Governador Robinson Faria visita Centro de Tecnologia Mineral do IFRN

"O CT será uma ponte para o futuro", disse o governador. Reitor Wyllys Farkatt acompanhou a visita

Publicada em 08/07/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Acompanhado por Wyllys Farkatt Tabosa, reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN),  o governador Robinson Faria visitou, no final da tarde de hoje (8), o Centro de Tecnologia Mineral (CT Mineral) do Campus Currais Novos do IFRN. O CT está com em fase de conclusão e deve entrar em funcionamento até 2017.

Robinson informou que a parceria com o Instituto Federal vem para dar uma injeção de ânimo na cadeia produtiva mineral de todo Rio Grande do Norte. "Nossa matéria-prima estava indo embora, sem servir ao desenvolvimento do nosso estado. O CT, junto a um governo empreendedor, a Fapern e o IFRN, será uma ponte para o futuro, um complexo de pesquisas que servirá a estudantes e empresários", declarou o governador.

Segundo o reitor Wyllys Farkatt, o CT surge dentro de uma perspectiva de inovação. "Já estamos agendando uma audiência com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo, a fim de definirmos a participação do IFRN no Parque Tecnológico do Rio Grande do Norte. Como as obras do CT já estão em fase de conclusão, seremos pioneiros dentro desse processo", destacou o reitor do IFRN.

O governador do estado fez questão de frisar a importância do diálogo com as instituições de ensino do estado. "Quando assumi o governo, exigi que as pessoas a assumirem os cargos gestores da Fapern fossem indicadas pelas instituições de ensino", explicou. O chefe de Unidade Instrumental Financeira da Fundação, Tony Robson da Silva, por exemplo, é ex-aluno do Campus Currais Novos do IFRN.

Ao sair do CT Mineral, o governador foi à sala de reuniões do Campus Currais Novos, onde assistiu a um vídeo de apresentação sobre o Instituto Federal do Rio Grande do Norte, hoje com mais de 30 mil alunos e 21 campi espalhados pelo RN. "Isso nos credita a estabelecermos cooperações com o governo, as prefeituras e toda cadeia produtiva do estado, contribuindo com a construção de um RN mais desenvolvido, a partir de nossas pesquisas e do trabalho e empreendedorismo inovador dos profissionais integrais formados por nossa Instituição", disse o reitor. O governador teve a oportunidade de experimentar os produtos feitos no CT Queijo, também do Campus Currais Novos. "Aqui produzimos derivados do leite como queijos, doces, iogurtes, como também pesquisas na área de alimentos, um dos focos tecnológicos do Campus Currais Novos", comentou o diretor geral do Campus, Andreilson Oliveira.

Além do diretor e do chefe de Unidade Instrumental Financeira da Fapern, acompanharam a visita o presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira; o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado do RN (Fapern), Manoel Lucas, e outras autoridades estaduais e membros da comunidade seridoense.

CT MINERAL

Construído com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), avaliados em cerca de R$ 800 mil, conta com uma área de 800 m². Nesse espaço, haverá laboratórios de preparação de amostras, caracterização tecnológica e de processamento mineral, além de salas para estudo, pesquisa, incubadoras de empresas e espaços de apoio para a parte administrativa do Centro. Os ambientes atenderão pesquisadores, alunos e empresários.