Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Gestores do IFRN cumprem agenda em Brasília
PESQUISA E INOVAÇÃO

Gestores do IFRN cumprem agenda em Brasília

03/03/2022 - O evento foi transmitido pelo Canal do Ministério da Educação

Gestores do IFRN cumprem agenda em Brasília

Evento ocorreu nos dias 25 e 26 de fevereiro

Nos dias 24 e 25 do mês de fevereiro, servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) cumpriram agenda  em Brasília/DEF. A viagem teve como objetivo participar de um evento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e realizar reuniões com setores do Ministério da Educação (MEC). A comitiva foi formada pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, Avelino Lima Neto, e pelo servidor Rafael Passos, técnico da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi).

Lançamento da chamada Embrapii

Na tarde do dia 24, os servidores participaram do lançamento da chamada de credenciamento de unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) na RFEPCT. O evento, que foi transmitido pelo Canal do Ministério da Educação (MEC), para todo o Brasil, contou com a participação do Secretário Executivo do MEC, Victor Godoy; do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Tomás Sant’Ana; do Diretor de Planejamento e Relações Institucional da Embrapii, Igor Manhães Nazareth; da reitora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro e representante do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) no evento, Deborah Santesso.

Na mesa de abertura, Igor Manhães enfatizou o protagonismo da Rede na atual configuração dos polos Embrapii. No total, são 13 Institutos credenciados atualmente, e a nova chamada adicionará mais 3 a esse número. “Temos trabalhado arduamente no fortalecimento do Centro de Tecnologia Mineral do IFRN para se tornar uma desses três novos polos de inovação”, afirmou Rafael Passos sobre a candidatura do IFRN à chamada. Cada instituto escolhido poderá solicitar até R$ 3 milhões de aporte financeiro da Embrapii, ao longo de três anos, para prospectar e executar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), em parceria com a indústria nacional.

Fortalecimento da Pesquisa e da Inovação

Na manhã do dia 25, os servidores foram recebidos por Pollyana Varrichio, assessora na Diretoria de Articulação e Fortalecimento (DAF) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC. Na ocasião, foram apresentadas iniciativas relativas ao impulsionamento do nível de maturidade de projetos, a fim de aumentar o índice de transferência tecnológica e provocar maior impacto social. Além disso, foram ressaltadas as potencialidades dos ambientes de inovação do IFRN e da rede, como as Incubadoras Tecnológicas e os Centros de Tecnologia. Como encaminhamentos, a assessora solicitou o envio por e-mail de possíveis contribuições do IFRN à RFPECT e salientou a necessidade da articulação multicampi na própria instituição a fim de fortalecer esses ambientes.

Capacitação de servidores

Na tarde do dia 25, os servidores tiveram reunião com Carlos Eduardo Sanches da Silva, coordenador-geral de Planejamento Acadêmico, Pesquisa e Inovação da Secretaria de Educação Superior (Sese), e Adi Balbinot Junior, coordenador-geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior na mesma Secretaria. Na pauta, estava o reconhecimento de diplomas emitidos por Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras por ocasião da conclusão dos mestrados e doutorados realizados por servidores da RFEPCT.

O professor Avelino enfatizou a dificuldade enfrentada pelos servidores do IFRN e de outras instituições da Rede para o reconhecimento dos diplomas junto às universidades. Os representantes da Sesu informaram que o ofício enviado em novembro de 2021 pelo reitor do IFRN, Arnóbio de Araújo, foi recebido e se encontra em análise. Os membros da Sesu, ademais, solicitaram que a instituição aguardasse manifestação formal do órgão, o que deve acontecer muito em breve, pois há uma comissão do MEC trabalhando nessas demandas presentemente.

Transmissão do evento no canal do YouTube do MEC