Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Gestores do IFRN cumprem agenda em Brasília
PESQUISA E INOVAÇÃO

Gestores do IFRN cumprem agenda em Brasília

03/03/2022 - O evento foi transmitido pelo Canal do Ministério da Educação

Gestores do IFRN cumprem agenda em Brasília

Evento ocorreu nos dias 25 e 26 de fevereiro

Nos dias 24 e 25 do mês de fevereiro, servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) cumpriram agenda  em Brasília/DEF. A viagem teve como objetivo participar de um evento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e realizar reuniões com setores do Ministério da Educação (MEC). A comitiva foi formada pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, Avelino Lima Neto, e pelo servidor Rafael Passos, técnico da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi).

Lançamento da chamada Embrapii

Na tarde do dia 24, os servidores participaram do lançamento da chamada de credenciamento de unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) na RFEPCT. O evento, que foi transmitido pelo Canal do Ministério da Educação (MEC), para todo o Brasil, contou com a participação do Secretário Executivo do MEC, Victor Godoy; do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Tomás Sant’Ana; do Diretor de Planejamento e Relações Institucional da Embrapii, Igor Manhães Nazareth; da reitora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro e representante do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) no evento, Deborah Santesso.

Na mesa de abertura, Igor Manhães enfatizou o protagonismo da Rede na atual configuração dos polos Embrapii. No total, são 13 Institutos credenciados atualmente, e a nova chamada adicionará mais 3 a esse número. “Temos trabalhado arduamente no fortalecimento do Centro de Tecnologia Mineral do IFRN para se tornar uma desses três novos polos de inovação”, afirmou Rafael Passos sobre a candidatura do IFRN à chamada. Cada instituto escolhido poderá solicitar até R$ 3 milhões de aporte financeiro da Embrapii, ao longo de três anos, para prospectar e executar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), em parceria com a indústria nacional.

Fortalecimento da Pesquisa e da Inovação

Na manhã do dia 25, os servidores foram recebidos por Pollyana Varrichio, assessora na Diretoria de Articulação e Fortalecimento (DAF) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC. Na ocasião, foram apresentadas iniciativas relativas ao impulsionamento do nível de maturidade de projetos, a fim de aumentar o índice de transferência tecnológica e provocar maior impacto social. Além disso, foram ressaltadas as potencialidades dos ambientes de inovação do IFRN e da rede, como as Incubadoras Tecnológicas e os Centros de Tecnologia. Como encaminhamentos, a assessora solicitou o envio por e-mail de possíveis contribuições do IFRN à RFPECT e salientou a necessidade da articulação multicampi na própria instituição a fim de fortalecer esses ambientes.

Capacitação de servidores

Na tarde do dia 25, os servidores tiveram reunião com Carlos Eduardo Sanches da Silva, coordenador-geral de Planejamento Acadêmico, Pesquisa e Inovação da Secretaria de Educação Superior (Sese), e Adi Balbinot Junior, coordenador-geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior na mesma Secretaria. Na pauta, estava o reconhecimento de diplomas emitidos por Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras por ocasião da conclusão dos mestrados e doutorados realizados por servidores da RFEPCT.

O professor Avelino enfatizou a dificuldade enfrentada pelos servidores do IFRN e de outras instituições da Rede para o reconhecimento dos diplomas junto às universidades. Os representantes da Sesu informaram que o ofício enviado em novembro de 2021 pelo reitor do IFRN, Arnóbio de Araújo, foi recebido e se encontra em análise. Os membros da Sesu, ademais, solicitaram que a instituição aguardasse manifestação formal do órgão, o que deve acontecer muito em breve, pois há uma comissão do MEC trabalhando nessas demandas presentemente.

Transmissão do evento no canal do YouTube do MEC

 

 

 

 

 

Ações do documento

Página em carregamento