Campus Parnamirim

Gestores do IFRN conhecem o Centro Vocacional Tecnológico (CVT)

Atividade fez parte de reunião do Colégio de Dirigentes (Codir)

Publicada em 18/09/2019 Atualizada há 12 meses

Visita ao CVT-Espacial, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)

O Colégio de Dirigentes do IFRN (Codir) realizou nesta segunda e terça-feira (16 e 17) reunião no Campus Parnamirim para a discussão dos temas administrativos da Instituição. Como parte da programação do encontro, os gestores visitaram na terça-feira as instalações do Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-Espacial), instalado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim. O CVT foi implantado em novembro de 2017, com parceria com o Campus Parnamirim. Após a visita, deram continuidade à reunião, nas dependências do CLBI.

Os integrantes do Codir assistiram a apresentação sobre o Programa RN Mais Saudável, feita pela Tereza Freire, coordenadora de Programa Estratégicos e Regionais da Sesap. De acordo com Tereza, o programa tem como princípio o estabelecimento de uma política governamental de saúde, implantada com base no diálogo e na parceria com instituições de ensino. O IFRN desenvolverá projetos para o beneficiamento do bem-estar da sociedade.

O Assessor de Relações com o Mundo do Trabalho da Pró-Reitoria de Extensão, Thiago Loureiro, destacou as ações e resultados com o trabalho relacionado à inserção de estudantes no mundo do trabalho. Ele relembrou a conquista do Prêmio IEL de Estágio neste ano, nas categorias ensino técnico e superior. Até setembro de 2018, houve uma porcentagem de 18% estudantes em estágio ou como Jovem Aprendiz. "Somos muito bons no que fazemos. Nossos estudantes são avaliados com média de 9,4 pelos supervisores de seus estágios. Isso é excelente", declarou.

Os pró-reitor de Administração, Juscelino Cardoso, mostrou a realidade orçamentária da Instituição, lembrando que não foi liberado nada do recurso bloqueado no ano. Além disso, a perspectiva da Lei Orçamentária Anual de 2020 é de mais dificuldade orçamentária. A previsão do recurso de custeio é a mesma de 2019, ou seja, R$ 90.080.582. No entanto, 40% desse valor foram definidos como "Recursos sob supervisão" e precisarão ser aprovados durante o ano para a liberação. "Na prática, não temos como planejar com esse valor que é incerto", explicou, de forma preocupada, a diretora-geral do Campus Santa Cruz.

O Colégio de Dirigentes do IFRN (Codir) é formado pelo reitor Wyllys Farkatt Tabosa, pelos pró-reitores, diretores sistêmicos e diretores-gerais da Instituição.