Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Administração

Gestores buscam parlamentares para discutir recursos orçamentários

Com esse objetivo, foi realizada reunião com a senadora Zenaide Maia nesta segunda-feira (28)

Publicada em 29/12/2020 Atualizada há 12 meses

Reunião de gestores com a senadora Zenaide Maia, realizada ontem (28)

O reitor do IFRN, José Arnóbio Filho, esteve na manhã da última segunda-feira (28) no gabinete da senadora Zenaide Maia para tratar de orçamento proveniente de emendas parlamentares. Durante a reunião, o Reitor recém empossado falou sobre a realidade atual da Instituição e reforçou a necessidade de parcerias com o poder legislativo para dar continuidade às ações que vinham sendo planejadas pela sua equipe gestora, mas que foram interrompidas no mês de abril com a nomeação de uma gestão pró-tempore.

“O IFRN vivenciou um grande processo de expansão na última década e em breve vamos inaugurar mais um campus no município de Jucurutu. A cada ano que passa, as demandas aumentam em todas as nossas esferas de atuação e, consequentemente, também cresce a necessidade de aportes financeiros. Por outro lado, estamos lidando com um período de redução de recursos para as instituições de ensino por parte do Governo Federal, por isso, é de extrema importância buscarmos essa interlocução com a bancada parlamentar. Buscar diálogo com todos é um dos objetivos da nossa gestão”, explica o Reitor.

Nesse sentido, para 2020, o IFRN recebeu o aporte de uma emenda de bancada no valor de R$ 11 milhões da senadora Zenaide Maia. Como já havia sido planejado, o recurso vai ser destinado a obras e projetos em todos os campi da Instituição. “Educação é prioridade! E não se faz educação pública de qualidade para todos sem recursos”, anunciou Zenaide.

Além do valor destinado pela senadora, acordos firmados em 2019 também garantiram ao IFRN um aporte financeiro de 2,95 milhões por parte da bancada federal para este ano, dos quais 1,5 milhão foi destinado pela deputada Natália Bonavides, 927 mil pelo deputado Rafael Motta, 278 mil pelo deputado Beto Rosado e 250 mil pelo deputado Benes Leocádio. 

De acordo com o pró-reitor de Administração do IFRN, Juscelino Medeiros, esses recursos podem ser utilizadas nas mais diversas finalidades. "Conseguimos no final de 2020 executar 100% do recurso destinado pela bancada federal em diversos tipos de contrato, sejam eles para construção de novas instalações, reformas e ampliações, assim como para aquisição de materiais permanentes e de consumo, beneficiando a Reitoria e todos os campi da Instituição", afirma.

Além das autoridades já mencionadas, também estiveram presentes na reunião a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional – Antonia Silva, o diretor de Engenharia e Infraestrutura – Carlos Guedes Alcoforado, o diretor-geral do Campus Currais Novos – Andreílson Oliveira, e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico – Jaime Calado.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas