Passaporte ifrn
Estudantes do IFRN vão realizar intercâmbio na Europa através de projeto de pesquisa
Alunas e alunos de quatro campi do IFRN vão para universidades de Portugal e da Espanha
Publicada em 25/04/2022 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 22:58

Na tarde desta segunda-feira (25), a Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) recebeu a visita de seis estudantes da instituição que vão realizar intercâmbio pela Europa nos próximos dias.
A ação denominada ‘Passaporte IFRN’ é fruto do Edital nº 14/2021 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) junto à Assessoria de Extensão e Relações Internacionais da Pró-Reitoria de Extensão (Aseri/Proex). O documento tem o objetivo de desenvolver a internacionalização, integrando a pesquisa e a sociedade internacional, além de estimular o desenvolvimento de pesquisadores na Instituição e registrar e acompanhar os projetos de pesquisa executados no âmbito de acordos de cooperação internacional do IFRN.
Realizado de forma híbrida, na Sala de Atos da Reitoria e virtualmente, o encontro contou com a presença de alguns dos estudantes intercambistas; do reitor do Instituto, professor José Arnóbio; do pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Avelino Lima Neto; da coordenadora de Pós-graduação do IFRN, Francinaide de Lima Nascimento; do assessor de Extensão e Relações Internacionais em exercício, Bruno Lima; e da coordenadora do Núcleo de Fortalecimento da Imagem Institucional da Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Asce), Patrícia Mesquita. Na ocasião, também estiveram presentes, de forma remota, diretores-gerais e professores-coordenadores dos projetos de pesquisas realizados pelos estudantes.
Na oportunidade, a estudante Beatriz Sales de Mendonça expressou sua felicidade por participar do ‘Passaporte IFRN’. “Estou contente por representar o Instituto Federal do Rio Grande do Norte, vai ser muito bom”, declarou a jovem que, assim como os demais estudantes, fará sua primeira viagem internacional.
Em sua fala, o reitor José Arnóbio destacou a construção e a realização de sonhos. das alunas e alunos do IFRN: “Mais do que nunca, devemos prezar por este trabalho coletivo feito por professores, pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e Inovação, de Ensino e de Extensão pela Aseri, e pensar nesta que esta ação fortalece a Política de Relações Internacionais. A ideia é que possamos ampliar as possibilidades para que universidades da Europa, da América Latina e da África possam abrir as portas para levarmos experiências do IFRN, mostrar o que é o Instituto”.
Durante o encontro, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Avelino Lima Neto, adiantou aos estudantes intercambistas que a experiência será “absolutamente transformadora para a vida acadêmica, pessoal e profissional”. O professor acrescenta que o ‘Passaporte IFRN’ é um projeto piloto que associa práticas de pesquisa com a mobilidade internacional de estudantes da instituição.
Realizando sonhos
Esta será a primeira viagem internacional dos seis estudantes; um sonho para a aluna Ewínia Rayane Melo dos Santos, de 19 anos. A jovem, que vai fazer intercâmbio na Universidad de Almería, na Espanha, conta que, devido às condições financeiras, o sonho parecia distante de tornar-se realidade.
Estudante do Curso Superior de Licenciatura em Espanhol, Ewínia conta que sempre foi apaixonada pelo idioma, cuja paixão nasceu em meio à dificuldade em compreendê-lo durante o ensino fundamental. “No ano de Enem, já sabia qual curso gostaria de fazer, consegui passar no IFRN e, desde então, a paixão por esse idioma só cresce”, contou.
Para a jovem, esta será uma oportunidade única, e deixa um conselho para quem também almeja ser intercambista: “Acredite no seu potencial, no seu trabalho e no seu estudo. Por mais que pareça distante, muitas vezes por motivos financeiros, estude e acredite! Acredite no seu sonho; se você pode sonhar, você consegue realizar! Aquela menina de 14 anos jamais pensou que conheceria um lugar tão especial para ela, mas, graças ao seu esforço e a uma instituição que valoriza seus alunos, ela está quase indo de encontro ao seu grande sonho”.
Quem também comemora a viagem é o aluno Ramon Igor da Silveira Oliveira, do Campus São Paulo do Potengi, que partirá, no dia 4 de maio, para Universidade de Lisboa, em Portugal.
O jovem de 29 anos comenta que as expectativas são as melhores possíveis. “É única a oportunidade acadêmica de participar de um projeto de pesquisa em parceria com uma universidade e professores internacionais”, disse o estudante. em solos portugueses, Ramon vai realizar pesquisas para o seu projeto, intitulado “Políticas de financiamento da educação no Brasil e Portugal em tempos de pandemia (2019 a 2021): prioridades e garantia do direito à educação”.
“O objetivo é analisar as políticas de financiamento da educação no Brasil e Portugal, com ênfase nas ações que garantiram o direito à educação aos estudantes brasileiros e portugueses durante a pandemia da Covid-19. Nossa pesquisa consiste em, inicialmente, identificar essas ações, e, a partir disso, analisar seu financiamento”. Ramon finaliza afirmando estar confiante que vai retornar para sua casa com “uma grande bagagem de novos conhecimentos”.
Conheça os intercambistas do IFRN
Estudante | Campus | Projeto de Pesquisa | Instituição que irá realizar o intercâmbio |
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Lucas Filipe Fonseca Pereira | João Câmara | “Educação da mulher e práticas educativas de professoras (séculos XIX e XX)”Universidade de Lisboa | Universidade de Lisboa (Portugal) |
Beatriz Sales de Mendonça | Natal-Central | "As mulheres em cargos de gestão no IFRN: democratização dos espaços, desafios, perfis e trajetória" | Universidade de Lisboa (Portugal) |
Matheus Pinheiro dos Santos | Natal-Central | “Práticas letradas digitais no ensino e aprendizagem de E/LE” | Universidad de Almería (Espanha) |
Ewínia Rayane Melo dos Santos | Natal-Central | “Práticas letradas digitais no ensino e aprendizagem de E/LE” | Universidad de Almería (Espanha) |
Ramon Igor da Silveira Oliveira | São Paulo do Potengi | “Políticas de financiamento da educação no Brasil e Portugal em tempos de pandemia (2019 a 2021): prioridades e garantia do direito à educação” | Universidade de Lisboa (Portugal) |
Allanys dos Santos Nascimento Silva | Macau | “As contribuições das práticas corporais para a formação ambiental de crianças: perspectivas a partir de um projeto piloto” | Universidade do Minho (Portugal) |
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- ensino extensao pesquisa servidores