Passaporte ifrn

Estudantes do IFRN vão realizar intercâmbio na Europa através de projeto de pesquisa

Alunas e alunos de quatro campi do IFRN vão para universidades de Portugal e da Espanha

Publicada em 25/04/2022 Atualizada há 1 ano

Reunião dos estudantes com gestão do IFRN ocorreu de forma híbrida, na Reitoria e virtualmente.

Na tarde desta segunda-feira (25), a Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) recebeu a visita de seis estudantes da instituição que vão realizar intercâmbio pela Europa nos próximos dias.

A ação denominada ‘Passaporte IFRN’ é fruto do Edital nº 14/2021 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) junto à Assessoria de Extensão e Relações Internacionais da Pró-Reitoria de Extensão (Aseri/Proex). O documento tem o objetivo de desenvolver a internacionalização, integrando a pesquisa e a sociedade internacional, além de estimular o desenvolvimento de pesquisadores na Instituição e registrar e acompanhar os projetos de pesquisa executados no âmbito de acordos de cooperação internacional do IFRN.

Realizado de forma híbrida, na Sala de Atos da Reitoria e virtualmente, o encontro contou com a presença de alguns dos estudantes intercambistas; do reitor do Instituto, professor José Arnóbio; do pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Avelino Lima Neto; da coordenadora de Pós-graduação do IFRN, Francinaide de Lima Nascimento; do assessor de Extensão e Relações Internacionais em exercício, Bruno Lima; e da coordenadora do Núcleo de Fortalecimento da Imagem Institucional da Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Asce), Patrícia Mesquita. Na ocasião, também estiveram presentes, de forma remota, diretores-gerais e professores-coordenadores dos projetos de pesquisas realizados pelos estudantes.

Na oportunidade, a estudante Beatriz Sales de Mendonça expressou sua felicidade por participar do ‘Passaporte IFRN’. “Estou contente por representar o Instituto Federal do Rio Grande do Norte, vai ser muito bom”, declarou a jovem que, assim como os demais estudantes, fará sua primeira viagem internacional.

Em sua fala, o reitor José Arnóbio destacou a construção e a realização de sonhos. das alunas e alunos do IFRN: “Mais do que nunca, devemos prezar por este trabalho coletivo feito por professores, pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e Inovação, de Ensino e de Extensão pela Aseri, e pensar nesta que esta ação fortalece a Política de Relações Internacionais. A ideia é que possamos ampliar as possibilidades para que universidades da Europa, da América Latina e da África possam abrir as portas para levarmos experiências do IFRN, mostrar o que é o Instituto”.

Durante o encontro, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Avelino Lima Neto, adiantou aos estudantes intercambistas que a experiência será “absolutamente transformadora para a vida acadêmica, pessoal e profissional”. O professor acrescenta que o ‘Passaporte IFRN’ é um projeto piloto que associa práticas de pesquisa com a mobilidade internacional de estudantes da instituição.

Realizando sonhos

Esta será a primeira viagem internacional dos seis estudantes; um sonho para a aluna Ewínia Rayane Melo dos Santos, de 19 anos. A jovem, que vai fazer intercâmbio na Universidad de Almería, na Espanha, conta que, devido às condições financeiras, o sonho parecia distante de tornar-se realidade.

Estudante do Curso Superior de Licenciatura em Espanhol, Ewínia conta que sempre foi apaixonada pelo idioma, cuja paixão nasceu em meio à dificuldade em compreendê-lo durante o ensino fundamental. “No ano de Enem, já sabia qual curso gostaria de fazer, consegui passar no IFRN e, desde então, a paixão por esse idioma só cresce”, contou.

Para a jovem, esta será uma oportunidade única, e deixa um conselho para quem também almeja ser intercambista: “Acredite no seu potencial, no seu trabalho e no seu estudo. Por mais que pareça distante, muitas vezes por motivos financeiros, estude e acredite! Acredite no seu sonho; se você pode sonhar, você consegue realizar! Aquela menina de 14 anos jamais pensou que conheceria um lugar tão especial para ela, mas, graças ao seu esforço e a uma instituição que valoriza seus alunos, ela está quase indo de encontro ao seu grande sonho”.

Quem também comemora a viagem é  o aluno Ramon Igor da Silveira Oliveira, do Campus São Paulo do Potengi, que partirá, no dia 4 de maio, para Universidade de Lisboa, em Portugal.

O jovem de 29 anos comenta que as expectativas são as melhores possíveis. “É única a oportunidade acadêmica de participar de um projeto de pesquisa em parceria com uma universidade e professores internacionais”, disse o estudante. em solos portugueses, Ramon vai realizar pesquisas para o seu projeto, intitulado  “Políticas de financiamento da educação no Brasil e Portugal em tempos de pandemia (2019 a 2021): prioridades e garantia do direito à educação”.

“O objetivo é analisar as políticas de financiamento da educação no Brasil e Portugal, com ênfase nas ações que garantiram o direito à educação aos estudantes brasileiros e portugueses durante a pandemia da Covid-19. Nossa pesquisa consiste em, inicialmente, identificar essas ações, e, a partir disso, analisar seu financiamento”. Ramon finaliza afirmando estar confiante que vai retornar para sua casa com “uma grande bagagem de novos conhecimentos”.

Conheça os intercambistas do IFRN

EstudanteCampusProjeto de PesquisaInstituição que irá realizar o intercâmbio
Lucas Filipe Fonseca PereiraJoão Câmara“Educação da mulher e práticas educativas de professoras (séculos XIX e XX)”Universidade de LisboaUniversidade de Lisboa (Portugal)
Beatriz Sales de MendonçaNatal-Central"As mulheres em cargos de gestão no IFRN: democratização dos espaços, desafios, perfis e trajetória"Universidade de Lisboa (Portugal)