Gestão sistêmica realiza "Diálogos IFRN" na Reitoria

Encontro aconteceu nesta segunda (13). Gestores compartilharam o planejamento estratégico

Publicada em 13/03/2023 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Ação teve o objetivo de apresentar as ações de cada setor planejadas para 2023.

Na manhã desta segunda-feira (13), no auditório da Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), ocorreu o "Diálogos IFRN". O encontro reuniu servidoras e servidores da Reitoria e foi direcionado à apresentação do planejamento estratégico de cada área para 2023. Para o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, a ação é uma oportunidade de compartilhar com toda a comunidade acadêmica os processos de gestão. "Vamos apresentar os planejamentos institucionais, que são realizados apenas quando temos a união de todas e de todos os que fazem essa instituição", frisou.

A Pró-Reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Antônia Silva, iniciou as atividades destacando o momento de conclusão do processo de revisão dos regimentos internos do IFRN e a revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A pró-reitoria de Administração em exercício, a secretária executiva Raquel Costa, ressaltou os trabalhos para padronizar os processos administrativos do Instituto e integrar o Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), além de outras ações estruturantes no âmbito do controle de processos e licitações.

Na oportunidade, o pró-reitor de Ensino, professor Dante Moura, enfatizou o foco no processo de revisão das ofertas institucionais e na revisão do Plano Estratégico de Permanência e Êxito. A pró-reitora de Pesquisa e Inovação em exercício, professora Francinaide Nascimento, salientou o acompanhamento das articulações do IFRN com o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), a fim de estimular o desenvolvimento científico do Instituto.

A pró-reitora de Extensão, professora Samira Delgado, indicou que sua atuação terá foco na regulamentação de programas institucionais, como o Núcleo de Arte (Nuarte) e o Mulheres Mil, na revisão de resoluções direcionadas à Extensão e, também, no apoio à organização da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex). Vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, a Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri), representada pelo assessor Samuel Lima, destacou que suas atividades serão voltadas ao fomento de intercâmbios e, também, à ampliação das atividades de internacionalização em articulação com as demandas acadêmicas.

Representantes da Diretoria de Engenharia (Dieng), Cynara Fernandes e Laurence Bezerra, salientaram que, além das ações sistêmicas de acompanhamento de obras dos campi, o setor pesquisa formas de ampliar o estacionamento da Reitoria, que hoje não comporta a demanda, e de realizar alterações nos ambientes físicos da sede administrativa do Instituto. A diretora de Gestão de Pessoas, a administradora Thaís Chacon, indicou que um dos objetivos do setor é a manutenção de atividades voltadas à saúde das servidoras e servidores do IFRN e a ampliação de oportunidades de qualificação, com o aumento de parcerias interinstitucionais para mestrado e doutorado. O planejamento, a organização e a execução dos Jogos dos Servidores é uma das principais ações idealizadas para 2023.

A diretora de Gestão de Atividades Estudantis, a assistente social Valéria Oliveira, destacou que suas atividades serão direcionadas a Chamadas Públicas, ao auxílio estudantil aos estudantes do IFRN e aos Jogos Intercampi. O diretor de Gestão em Tecnologia da Informação (DIGTI), André Gustavo Almeida, salientou que as ações do setor serão voltadas ao aprimoramento do Suap e à democratização do acesso de estudantes à tecnologia, a partir de parcerias com a Diretoria de Gestão em Atividades Estudantis. O objetivo é tornar as ferramentas tecnológicas suportes cada vez mais confiáveis e eficientes às ações de ensino, pesquisa e extensão.

O planejamento da Auditoria Geral, segundo a chefe do setor, a auditora Walkyria Teixeira, está focado neste ano em ações de auditagem que passam pelos processos de auxílio transporte aos estudantes; controles internos; controle do acervo das bibliotecas e planejamento das contratações de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra.

A assessora de Comunicação Social e Eventos (Asce), a publicitária Clara Bezerra, destacou a produção dos filmes institucionais dos campi e da Reitoria como um dos principais projetos de comunicação institucional do ano. De acordo com ela, a produção tem o objetivo de “valorizar e difundir o IFRN e a realidade transformativa do ensino, da pesquisa e da extensão”. Além disso, a Asce continuará atuando na divulgação dos processos seletivos e no lançamento do novo Portal do IFRN, previsto para o fim de março de 2023.

O Diálogos IFRN teve início em maio de 2022, com o objetivo de estabelecer espaço de conversação e troca de vivências junto à comunidade acadêmica do Instituto, em suas unidades de ensino e administrativa. A próxima edição acontece nos dias 28 e 29 de março, no Campus Macau.

Todos os planejamentos podem ser acessados através deste link.

extensao
servidores