interinstitucional

Gestão pro tempore cumpre agenda em Mossoró

Série de reuniões e encontros aconteceram na quinta, 29/10

Publicada em 03/11/2020 Atualizada há 1 ano

Na Ufersa, a pauta inicial foi a Rede de Litotecas brasileiras

Acompanhando Josué Moreira, reitor pro tempore do IFRN, os pró-reitores de Pesquisa e Inovação (Propi), Samuel Rodrigues Gomes Junior, de Extensão (Proex), Bruno Lustosa de Moura, e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes), José Ribeiro Filho, cumpriram intensa agenda em Mossoró na última quinta, 29 de outubro. Ainda acompanhavam a comitiva o diretor de Atividades Estudantis, Tales Maia, o diretor de Gestão de Pessoas, Rinaldo Medeiros, e Joel Cardoso Mota, coordenador de Planejamento e Avaliação, na Prodes.

Entre reuniões internas e interinstitucionais, o grupo reuniu-se com gestão do Campus Mossoró, com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Ao longo da semana será publicada uma série de matérias trazendo o resumo do que aconteceu durante a visita e sobre os acordos e parcerias firmadas pelo IFRN na cidade.

Litoteca

Às 10h teve início, na Reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), uma reunião entre representantes daquela universidade, do IFRN, de setores de petróleo e gás e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Na pauta, a unidade Mossoró da Rede de Litotecas brasileiras.

Numa breve explicação, o coordenador da Rede de Litotecas da CPRM, Jônathan Rojas, disse que litotecas são espaços dedicados à catalogação, organização e manutenção de materiais de sondagem, amostras de rochas, alíquotas geoquímicas, lâminas petrográficas e materiais de geologia marinha. O professor Rojas acompanhou o superintendente interino da CPRM, Vanildo Almeida Mendes durante a reunião, realizada através de vídeo conferência. Na oportunidade, o superintendente destacou a relevância de um convênio com a Ufersa e o IFRN: “Mossoró integra a rede de dez litotecas brasileiras. O apoio material e logístico dessa parceria só tem a engrandecer as instituições envolvidas”, disse.

Aporte

Para Samuel Gomes, da Propi, é um momento significativo: "“O IFRN possui longa tradição nas áreas de Geologia e Mineração, e mais recentemente atua na formação de recursos humanos em Petróleo e Gás. Nossa participação, juntamente com a Ufersa, na rede de litotecas é um movimento natural que beneficiará e apoiará o trabalho dos nossos pesquisadores nessas áreas. Esse é mais um passo da nossa instituição no sentido de facilitar o acesso dos nossos pesquisadores a bases de dados de referência”, disse.

Também o reitor pro tempore do IFRN comemorou o começo das tratativas para firmar o convênio: “Viemos para entender a proposta e saímos bastante otimistas com as possibilidades. Nosso Campus oferece o curso de Petroleo e Gás, área que inicia uma nova fase na cidade e na região, com a saída da Petrobras. A Litoteca de Mossoró já tem uma infraestrutura pronta, faltando equipamentos e alguns detalhes que a Ufersa e o IFRN poderão suprir, assim como os demais parceiros aqui presentes, sejam da iniciativa privada ou não”, declarou Josué, referindo-se ao Sebrae, a RedePetro e a Petro Potiguar, que também estiveram na reunião.

“Para a exploração de petróleo, antes de chegar à perfuração de um poço, se faz necessária à análise geológica do local para a certeza da viabilidade dessa exploração de óleo o gás. Tendo esse acervo de rochas, tanto as empresas quanto as universidades, passam a dispor de um rico material para estudos e pesquisas”, considerou o professor Frederico Carmo. Presente à reunião, o docente da Ufersa é coordenador do Programa de Recursos Humanos da Agencia Nacional do Petróleo e Gás Natural e Biocombustível.

Para Vanildo Mendes, a curto e médio prazo a parceria será firmada: “Após essa reunião, onde expusemos nossa realidade e os parceiros se mostraram interessados em compor com a gente, é hora de produzir uma minuta e aparar as arestas. Em breve, a Litoteca Mossoró entrará em funcionamento efetivamente. Será um grande feito para a área, tenho certeza”, finalizou o superintendente.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Ufersa

extensao