Gestão e Sinasefe assinam Termo de Acordo de greve

Reunião ocorreu na Reitoria, nesta última sexta-feira, 2

Publicada por Ester Macedo em 07/08/2024 Atualizada há 3 semanas, 3 dias

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) promoveu, na última sexta-feira, 2, um encontro com os representantes da gestão sistêmica e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), para oficializar a assinatura do Termo de Acordo, referente aos trabalhos suspensos durante a greve.

O documento definiu a forma de compensação das atividades não executadas e dos dias letivos em razão da paralisação. Também esclareceu aos servidores o modelo de plano de trabalho para a compensação das funções não realizadas devido à greve. Conforme o acordo, as atividades devem ser recuperadas até o final do ano letivo de 2024, seguindo o Plano de Trabalho elaborado. Os servidores poderão acessar a íntegra do acordo assinado através do link, assim como o modelo de Plano de Compensação Individual de Atividades já está disponível para edição no Suap.

Sinasefe reunião

A reunião foi importante para destacar os ganhos alcançados pela greve, discutir a postura da Instituição e explicar os próximos passos. “Depois de 90 dias de paralisação, conversamos com o sindicato e construímos um termo de acordo de greve. Primeiro, havia um documento base; após a avaliação com os sindicalizados, o documento retornou ao Instituto, e hoje finalizamos esse termo de acordo de greve, que é importante para que o servidor saiba quais serão os direitos e deveres no cumprimento do movimento grevista”, disse o reitor, professor José Arnóbio.

"Avaliamos que o formalização deste termo de acordo encerra o processo de construção coletiva realizada ao longo das reuniões realizadas pela Comissão de Mediação durante o período de greve. Além de atender a necessidade de compensação qualitativa dos serviços represados, o documento garante o alinhamento entre as demandas institucionais e as condições negociadas entre as entidades sindicais e o governo federal", explicou a diretora de Gestão de Pessoas do IFRN, Lorena Faustino.

Para o coordenador-geral do Sinasefe Seção Natal, Fernando Varela, o trabalho realizado no RN é uma referência para todo o país: “construímos um processo muito respeitoso e com muito diálogo”. coordenadora do Sinasefe Seção Mossoró, Elza Raquel, acrescentou: “Damos voz a outros segmentos para que a sociedade consiga entender o que estamos fazendo aqui. É uma luta pelo direito de educação pública para todas e todos nesse país”.

Termo de Acordo de Greve - Sinasefe

IFRN gestão Greve