Digae

Profissionais de 16 campi participaram do evento

Publicada em 09/08/2017 Atualizada há 1 ano

Capacitação aconteceu na Sala de Atos da Reitoria

Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) destacam o aumento da incidência de Aids no Brasil. As mesmas estatísticas também apontam o crescimento da contaminação em outras infecções sexualmente transmissíveis, chamadas IST’s, em especial no público de jovens e adolescentes. O IFRN, em parceria com a Unicef promoveu, nos dias 03 e 04 de agosto, capacitação com os profissionais das Coordenações Atividades Estudantis (Coaes) dos campi para enfrentamento dessa demanda.

O evento, intitulado “Capacitação em testes rápidos para IST’s”, foi proposto pelo Fundo ainda em 2016. Em articulação com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), a capacitação buscou habilitar os profissionais do Instituto sobre testes rápidos que detectem essas infecções, entre elas a sífilis, as hepatites virais e a Aids. Organizado pela Diretoria de Atividades Estudantis (Digae), o evento ocorreu na sala de atos da Reitoria.

Objetivo e avaliação

Depoimentos, oficina prática de testes rápidos e discussão sobre vulnerabilidade marcaram o evento. Durante os dias da capacitação, o público recebeu orientação sobre sensibilização diante da relevância do enfrentamento das doenças, além do destaque à importância da realização de testes rápidos. Dentre os participantes, membros da equipe do Programa Estadual de IST, representantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Ministério da Saúde (MS), além de profissionais de 16 campi do IFRN.

Com o objetivo de implementar nos campi o projeto "Saindo na Frente", a perspectiva é de que a parte educativa comece a ser trabalhada ainda em 2017 e, no início de 2018, sejam implementados os testes de forma ampliada. A diretora da Digae, professora Odisseia Gaspareto, avaliou a capacitação como positiva: Bastante positiva: foi um momento importante, onde pudemos articular discussões sobre a realização de testes rápidos para essas infecções no instituto, dada a faixa etária da maioria de nossos alunos estar na zona onde se deu o crescimento da incidência dessas doenças. Tivemos profissionais de 16 campi do instituto, incluindo médicos, profissionais da enfermagem e odontologia, psicólogos, como também uma assistente social.

servidores