Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Desenvolvimento de Pessoal

Gestão da Reitoria participa de Oficina “Competências em Jogo”

Servidoras e servidores se reuniram no auditório

Publicada em 21/03/2022 Atualizada há 1 ano

Foram realizados três jogos, a fim de trabalhar competências diferentes em relação a gestão
Na última sexta-feira (18/03), integrantes da gestão da Reitoria participaram da Oficina “Competências em Jogo”, ministrada por Paulo Ferreira, que conduziu momento de reflexão sobre as competências de liderança a partir da vivência de jogos empresariais. 
A ação foi ofertada através de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodes) e a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (Codepe), vinculada a Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE), para fechamento das ações de capacitação dos servidores que comporão o Escritório de Projetos do IFRN. Paulo Ferreira é professor e Ph.D. em Ciências Empresariais pela Universidade de Leon/Espanha e atual diretor-presidente do Instituto Eckart.
Foco em competências
Segundo Valéria Carvalho, diretora de Gestão de Atividades Estudantis, “a Oficina Competência em Jogo foi algo que surpreendeu pela dinamicidade e ao mesmo tempo desafiou a cada um dos presentes a repensar as ações individuais e coletivas em seu ambiente de trabalho”. Já Lorena Faustino, assessora de Desenvolvimento de Pessoas, disse que a parceria entre Prodes e Codepe reflete o alinhamento entre os projetos estratégicos de áreas diferentes. "A capacitação de servidores com foco em competências é uma indicador da área de Gestão de Pessoas, mas as ações promovidas nessa área trazem impacto positivo no desenvolvimento profissional de servidores de todas as áreas do IFRN", declarou.
Foram realizados três jogos, a fim de trabalhar competências diferentes em relação a gestão, como comunicação, abertura para mudanças, iniciativa, rapidez de decisões, avaliar antes de agir, entre outras. Para Patrícia Mesquita, coordenadora do Núcleo para Fortalecimento da Imagem Institucional, vinculado à Assessoria de Comunicação Social e Eventos da Reitoria, "participar da oficina foi uma experiência muito positiva e de bastante aprendizado. Foi um momento ímpar no qual foi possível parar para repensar práticas e processos de trabalho".
Antônia Silva, pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, comentou que “um trabalho dessa natureza será sempre necessário e oportuno, considerando a natureza gerencial de nossas funções no IFRN. O relacionamento interpessoal, o exercício da cooperação será sempre um desafio a ser superado em uma sociedade que educa para a competição e não para a solidariedade”.
Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas