Geração de energia através de paineis solares supera expectativa para o RN

A informação foi obtida a partir de placas solares instaladas na Reitoria do IFRN

Publicada em 20/02/2014 Atualizada há 1 ano

O Jornal da Energia, espaço voltado à divulgação de notícias sobre a área energética, divulgou nesta quarta-feira (19) que a produção de energia elétrica através de painéis fotovoltaicos superou em 6% o que era previsto para o Rio Grande do Norte. Os painéis entraram em funcionamento na Reitoria do IFRN, em dezembro de 2013, e a previsão inicial de produção era de 30% do consumo total do prédio. Em janeiro, foi registrada uma produção de 8,1MW/h, o que representou 36% da energia consumida.

“O motivo para essa geração superior é que os dados utilizados para estimar a produção não são precisos, uma vez que temos pouco locais no Brasil fazendo a medição. Por isso os números estimados não têm uma precisão grande. Estamos conhecendo a capacidade (de produção solar) do Rio Grande do Norte agora”, explicou o engenheiro eletricista Franclin Robias.

As placas fotovoltaicas fazem parte de um projeto que permitirá uma produção de 507 kWp em cinco unidades do IFRN: a Reitoria e os campi Canguaretama, Ceará Mirim, Currais Novos e São Paulo do Potengi. As usinas deverão estar em operação até o final de março deste ano. Ao todo, as instalações vão empregar 2.160 módulos fotovoltaicos. A primeira delas, de 54,6 kWp, abastece o edifício da Reitoria do Instituto, em Natal.

As outras quatro usinas estão em processo de instalação nos campi Canguaretama, Ceará Mirim, Currais Novos e São Paulo do Potengi e são compostas por sistemas de 112,8kWp. “Estamos em contato com o Instituto Ideal para a concessão do Selo Solar, umas vez que podemos nos enquadrar no quesito de consumo fotovoltaico acima de 50MWh/ano”, contou Robias.

Os dois novos campi do Instituto, que estão sendo construídos em Lages e Parelhas, serão entregues já com as instalações fotovoltaicas até o final de 2014. As usninas vão operar com 56,4kWp cada, seguindo o que foi aplicado na Reitoria.

Formadas por placas solares, as usinas começaram a ser instaladas na Reitoria do Instituto em novembro de 2013. Elas transformam a energia do sol em elétrica e, interligadas diretamente à Cosern, irão possibilitar descontos proporcionais na conta de luz. O sistema de compensação de energia através da produção de fontes alternativas, como as placas solares, foi permitido pela Resolução Normativa 482, de 17 de abril de 2012, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).