Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Gestão democrática

Gabinete Itinerante faz balanço das ações institucionais em 2012

Reuniões acontecem em todos os câmpus do IFRN até o dia 1º de março

Publicada em 25/01/2013 Atualizada há 1 ano

Servidores e gestores da Reitoria do IFRN se reuniram hoje (25), na Sala de Atos do prédio, para participar da 1ª edição 2013 do Gabinete Itinerante. Na ocasião, o reitor Belchior Rocha apresentou um balanço geral das ações institucionais e das principais conquistas do IFRN em 2012. Foi apresentado também o resultado de uma pesquisa, aplicada aos servidores durante o período de 10 a 16 de janeiro, sobre os pontos positivos e negativos da Reitoria.

Foram comemoradas as avaliações de cursos realizadas pelo MEC nas quais o IFRN teve 10 cursos superiores avaliados com Conceito 4; dois com Conceito 3; sete cursos com renovação de reconhecimento e, principalmente, a conquista do IGC (Índice Geral de Cursos) na faixa 4. "O Índice vai até a faixa 5 e esta é a nossa meta", comentou Belchior.

Coube para os 7.637 alunos ingressantes nos cursos regulares do Instituto em 2012, além de mais de 10.000 vagas preenchidas através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio e Emprego)  e de 900 alunas atendidas pelo Mulheres Mil. Foram comentados também os 19 alunos da Instituição que estudam hoje fora do país por meio de programas como o Ciência sem Fronteiras e os cerca de 150 servidores em programas de doutoramento em Instituições nacionais e internacionais. 

O reitor Belchior Rocha frisou a entrada de 292 novos servidores só no ano de 2012; as ações da Diretoria de Assistência e Atividades Estudantis com a concessão de 4347 bolsas a alunos carentes; como também o trabalho da Pró-reitoria de Ensino, com a entrada em vigor do novo Projeto Político Pedagógico (PPP) e da nova Organização Didática, além da revisão de todos os projetos pedagógicos dos cursos técnicos e superiores.

O professor parabenizou o desempenho dos alunos do IFRN nas várias olimpíadas nacionais realizadas durante o ano e a formação da Comissão de Ética do Instituto; da Comissão Própria de Avaliação; dos Conselhos Escolares e da Ouvidoria. Por último, pontuou sobre o orçamento utilizado para as ações institucionais em 2012. "Esse é dinheiro público. Nosso trabalho tem de ser no intuito de devolvê-lo à sociedade em forma de benefícios", fez questão de ressaltar o reitor.

Em seguida, Maria Clara Bezerra, da Assessoria de Comunicação Social e Eventos, apresentou o resultado da pesquisa aplicada aos servidores quanto aos pontos positivos e negativos daquela unidade do Instituto. A pesquisa foi elaborada pela Assessoria de suporte Organizacional, responsável pelo Gabinete Itinerante, e aplicada pela Comunicação Social. 

Os servidores citaram como principais pontos positivos a infraestrutura relativa a materiais e equipamento de trabalho, estrutura física e limpeza, além da qualificação dos servidores e o clima organizacional. Os pontos negativos mais citados foram fragilidade na segurança do prédio; estacionamento insuficiente e ausência de cantina e locais para refeições. O resultado será avaliado pela Assessoria de Suporte com a intenção de resultar melhorias no ambiente de trabalho. Ao final, os participantes da reunião conversaram sobre os resultados da pesquisa e sobre o que poderia ser feito para resolver os pontos negativos.

Até primeiro de março, o Gabinete Itinerante terá percorrido todos os câmpus do IFRN. O objetivo é promover conversas entre o reitor Belchior Rocha, a equipe gestora do Instituto e todos os servidores e alunos, debatendo assuntos de interesse da comunidade escolar e apontados os desafios e as possíveis ações para melhorar o trabalho realizado na Instituição. Veja neste link a programação e a agenda das reuniões da 1ª edição 2013 do Gabinete Itinerante.

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas