Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização

Fundação lança processo seletivo para intercâmbio: estudantes do IFRN podem se inscrever

As inscrições iniciam no dia 3 de março

Publicada por Cecilia Melo em 12/02/2025 Atualizada em 13 de Fevereiro de 2025 às 08:27

A Fundação Botín lançou as normas para a 16ª edição do Programa de Fortalecimento do Serviço Público na América Latina. Estudantes de graduação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - e de outras instituições que oferecem esta modalidade de curso - podem se inscrever. O edital será lançado dia 3 de março no site da Fundação.

A experiência acontecerá de outubro a novembro de 2025, e tem o objetivo de promover o desenvolvimento da América Latina por meio de uma rede de servidores públicos com vocação para o serviço integral e proativo.

Inscrições e requisitos

O período de inscrição inicia também no dia 3 de março e 2025 e encerra às 23h59 do dia 20 de maio. Para se inscrever é preciso preencher o formulário disponibilizado no site e se enquadrar nos seguintes requisitos:

  • Ter nascido em um país da América-latina;
  • Ser aluno de qualquer curso universitário em uma instituição latino-americana e, até 30 de setembro de 2025, ter concluído mais de 50% dos estudos universitários de graduação;
  • Ter nascido entre 1º de janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 2005;
  • Bom histórico acadêmico;
  • Ter a permissão da instituição de ensino para sua candidatura;
  • Domínio do idioma espanhol;
  • Preencher o formulário de inscrição e anexar toda a documentação solicitada.

Experiência

Dentre as metas do Programa está o fortalecimento das instituições públicas na América Latina, visando o desenvolvimento econômico e social. Esse foi um dos motivos que levou o egresso do curso de Eletrônica do Campus Natal-Zona Norte, Pedro Cachina, a se interessar pelo Programa e a participar da 15ª edição, em 2024.

A jornada possibilitou a interação do estudante com outros 31 participantes, vindos de 19 países diferentes. Durante a experiência, os intercambistas conheceram mais sobre o serviço público na América Latina e também tiveram a possibilidade de visitar cidades espanholas, como Madrid, Salamanca e Toledo.

Para Pedro, o Programa promoveu uma oportunidade importante no seu desenvolvimento pessoal e profissional: “ao longo da minha trajetória, tenho me dedicado ao serviço público por meio do voluntariado em organizações, da participação em movimentos e de pesquisas sobre políticas públicas de inclusão” disse.

Os estudantes que quiserem se inscrever e tiverem dúvidas sobre o processo podem entrar em contato com Pedro pelo endereço de e-mail: mentoria.botin.natal@gmail.com.

Pedro Cachina (próximo à bandeira do Brasil) no intercâmbio da Fundação Botín - Foto: Arquivo pessoal
Pedro Cachina (próximo à bandeira do Brasil) no intercâmbio da Fundação Botín - Foto: Arquivo pessoal

Acesse

Palavras-chave:
Fundação Botín Intercâmbio

Notícias relacionadas