Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ciência, Tecnologia e Inovação

Fórum de Reitores discute atualização do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação do RN

Documento tem a finalidade de fomentar Pesquisas Científicas, Tecnológicas e de Inovação para o desenvolvimento do Estado

Publicada em 09/06/2021 Atualizada há 1 ano

O Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do Rio Grande do Norte reuniu-se, na tarde desta quarta-feira (09), com o intuito de dar continuidade ao debate sobre a proposta para atualização do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do RN. O encontro contou com a participação de representantes das federações do comércio, indústria e agricultura.
Presidido pelo reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel, o encontro teve como objetivo oferecer um espaço de diálogo entre as Instituições Públicas de Ensino Superior do RN e as representações da indústria e do comércio, para colaborar nas proposições do Marco Legal de CT&I do Estado.
O projeto indica que a Política Estadual do Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação do Rio Grande do Norte (PEDCTI/RN) possui o objetivo central de regulamentar, fomentar e desenvolver a Ciência, a Tecnologia e a Inovação no setor produtivo e na Administração Pública Estadual, para estimular o aumento da produtividade e da competitividade das empresas e demais instituições que gerem Ciência, Tecnologia e Inovação e promovam o desenvolvimento do Estado.
O professor José Arnóbio, reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), falou sobre a importância da ação e reforçou que a Instituição está à disposição para contribuir com o desenvolvimento do Estado: “É uma ação extremamente pertinente para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, e o IFRN está à disposição para contribuir na feitura do documento, e não só na feitura como também nas ações", enfatizou.
O reitor destacou, ainda, a importância em se acompanhar atentamente o processo de atualização do Marco Legal de CT&I do RN, para que seja construído um documento que se materialize e que dialogue com a sociedade: “É importante que todos nós possamos acompanhar esse processo desde a sua feitura, que tem sido de forma coletiva. É importante também que tenhamos olhares diferentes, pois é a partir da diversidade de ver as coisas que a gente cresce enquanto sociedade”, ressaltou.
O diretor da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern), Gilton Sampaio, apresentou o contexto de criação da proposta e esclareceu que o documento tem a finalidade de fomentar Pesquisas Científicas, Tecnológicas e de Inovação, em consonância com as políticas do Governo do Estado para o desenvolvimento do RN.
As representações da Federação das Indústrias do Estado do RN (Fiern), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RN), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio RN) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do RN (Faern) sugeriram a inserção dos negócios e das empresas de forma a efetivar o desenvolvimento por meio da ciência; o mapeamento das potencialidades de desenvolvimento econômico do RN; além da prorrogação do prazo para envio de propostas.
A minuta do Marco Legal de CT&I do RN está disponível no Portal da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN (Sedec). As sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail: pedctirn@gmail.com.
Acesse:

Minuta do Marco Legal de CT&I do RN 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas