Pós-graduação

Fortalecendo a Educação Básica: IFRN e Capes discutem cursos de qualificação para docentes da rede pública

Também participaram representantes de outros institutos e universidades

Publicada por Ester Macedo em 21/08/2024 Atualizada há 1 mês

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi) do IFRN participou, na última terça-feira, 20, de uma reunião com a coordenação da Área de Avaliação 51 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo principal dessa área é facilitar o processo de avaliação e acompanhamento dos Programas Profissionais em Rede para Professores da Educação Básica (ProEB).

Essa nova área, intitulada Ciências e Humanidades para a Educação Básica, foca nos cursos que oferecem formação continuada, em nível de mestrado e doutorado profissionais, para professores da rede pública, com aulas semipresenciais. Atualmente, a área abrange 13 cursos de mestrado e um de doutorado profissionais em rede, sendo coordenada pela professora Antônia Pereira Bezerra, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e pelo professor Luiz Reznik, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando como adjunto de Programas Profissionais.

Iniciativa

Durante a reunião foi discutida a diversidade de tipologias de propostas, especialmente em relação à ênfase nas formações disciplinares. Participaram do encontro as professoras Ana Lúcia Sarmento Henrique e Francinaide Nascimento. Francinaide representou a Diretoria de Pós-Graduação da Propi, enquanto Ana, como coordenadora do Mestrado Profissional em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), lidera a comissão para a proposição de novos cursos, em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e outras cinco instituições que representam diferentes regiões do país. Simone Medeiros, da Setec, também esteve presente e destacou que a ênfase na oferta pelos Institutos Federais reflete a "política nacional de formação docente em EPT, ou seja, capacitação continuada destinada aos docentes em atuação na educação básica, profissional e tecnológica, na esfera pública estadual e federal". Simone é responsável pelo curso de pós-graduação em docência para a educação profissional e tecnológica junto ao MEC.

Reunião com Capes

Melhorias e chamada pública

A professora Antônia Pereira Bezerra ressaltou que o objetivo é "melhorar o ensino da educação básica por meio de mestrados e doutorados em rede, priorizando os professores da rede pública de ensino que atuam em sala de aula". O professor Luiz Reznik sublinhou a importância de alinhar as propostas submetidas com o documento da área.

Representantes do Instituto Federal do Ceará (IFCE), do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e do Instituto Federal Sertão Pernambucano (IF-SertãoPE) também participaram da reunião, com a intenção de desenvolver cursos na área de popularização da ciência.

Para mais informações, acesse a chamada pública chamada

IFRN Capes Avaliação