Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Dinter

Físico Luís Pinguelli Rosa é o convidado da aula inaugural do Doutorado em Planejamento Energético e Ambiental

A palestra será na sexta-feira (12), às 9 da manhã, no miniauditório do Campus Natal-Central

Publicada em 09/06/2015 Atualizada há 1 ano, 7 meses

O Campus Natal-Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) vai receber, na próxima sexta-feira (12), às 9 horas da manhã, o físico Luís Pinguelli Rosa.   Ele virá a Natal especialmente para proferir a aula inaugural do Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Planejamento Energético e Ambiental ofertado Pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Energético da Coppe-UFRJ ao IFRN.  A palestra terá como tema a “Crise Hídrica, Geração de Energia e Mudanças Climáticas" e será proferida no miniauditório do Campus.

Luiz Pinguelli Rosa é carioca e tem 73 anos.  Fez mestrado em Engenharia Nuclear na UFRJ e doutorado em Física na PUC-Rio. É membro da Academia Brasileira de Ciências, diretor da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE), ex-presidente da Eletrobrás e da Associação Latino-Americana de Planejamento Energético, além de autor de vários livros na área de energia e clima. 


O curso

O Doutorado em Planejamento Energético e Ambiental tem duração de quatro anos.   Foi estruturado para ser oferecido, na maior parte do tempo, na própria instituição.  “Os 10 professores da UFRJ que ministrarão as disciplinas e orientarão as teses se deslocarão até aqui, quinzenalmente”, explica o coordenador do curso no âmbito do IFRN, prof. Renato Samuel Barbosa de Araújo.  

Os 15 alunos selecionados não serão liberados do trabalho durante a primeira parte do programa.  Eles assistirão às aulas sempre às sextas-feiras e sábados, nas salas de treinamento do 2º Andar do Núcleo de Incubação Tecnológica (NIT), no Campus Natal Central.  A primeira disciplina a ser cumprida é Tecnologia da Energia.

Segundo Renato, existe a possibilidade de oferta de bolsa pelo CNPq, com duração de até nove meses, após a qualificação do projeto de tese, o que deverá ocorrer a partir do segundo semestre de 2016, durante o estágio a ser cumprido no UFRJ.

Palavras-chave:
ensino pesquisa servidores

Notícias relacionadas