V FINC

Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa segue até amanhã (29)

Através de parceria com o IFRN, Festival premiará filme produzido por alunos do Instituto

Publicada em 28/11/2014 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O V Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa (FINC) teve início hoje (28) e segue até amanhã (29), em Baía Formosa, Rio Grande do Norte. Com o tema "Mata estrela e suas estórias", o Festival promove o "Concurso um minuto", que premiará os melhores filmes de um minuto inscritos na competição. Dos 31 vídeos inscritos na disputa, 21 deles foi produzido por alunos do IFRN com orientação de um servidor do Instituto, de acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa do Instituto.

O curta vencedor do concurso será premiado com uma viagem de dez dias para a Cracóvia, Polônia, onde exibirá o seu produto no Festival Off Plus CameraA novidade deste ano é que, além da premiação concedida pelo FINC para o curta vencedor, os alunos do IFRN também serão premiados. O melhor curta produzido por estudante da Instituição, com orientador, ganhará a viagem a Cracóvia, também por cerca de dez dia. Tal premiação é consequência de parceria do Festival com a Pró-Reitoria de Pesquisa do Instituto (Propi).

Segundo o pró-reitor de Pesquisa José Yvan Pereira Leite, o Festival cria um ambiente muito positivo na área cultural. “O FINC alia as dimensões de pesquisa e inovação, uma vez que exige uma pesquisa sobre o tema e a realização concreta de um produto original, o curta. Por isso o nosso incentivo à participação de alunos com a orientação de um servidor da casa”, declarou o pró-reitor.

O IFRN participar ainda do Festival através da Mostra Cinemateca Potiguar, projeto do Campus Natal-Cidade Alta da instituição que visa a promover a produção cinematográfica do estado. Fazem parte da mostra os filmes "Viva o Cinema Brasileiro", de Buca Dantas; "Relicário", de Walfran Guedes; "Clube dos Cafonas", de Larissa Gabrielle; "Lendas do Catu", de Geraldo Cavalcanti; "O Relógio", de Cristiano Micussi; "Sorriso", de Lenart Verissimo, e "Aumento Não", de Gustavo Guedes.

Acesse o portal do V FINC

Conheça os filmes que participam do Concurso um minuto