Por dentro do ifrn
Ferramentas tecnológicas estão disponíveis para alunos e servidores
Através de vínculo com IFRN é possível acessar redes wi-fi, armazenamento em nuvem ilimitado e até licença do Windows
Publicada em 27/11/2017 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 00:14

Vincular-se a uma instituição significa que, a partir daquele momento, você terá deveres a cumprir junto àquele órgão. No entanto, também haverá direitos dos quais se poderá usufruir por meio deste vínculo. No IFRN, essa realidade não é diferente. Dentre esses direitos, servidores e alunos passam a acessar um conjunto de serviços tecnológicos que visam proporcionar uma melhor experiência àqueles que estão vinculados à Instituição. Rede wi-fi internacional, licenças Microsoft e Windows, e-mail com 1 terabyte de memória e acesso a ferramentas pagas, mas sem custo algum.
“É importante frisar que o fato de ser gratuito para o usuário não implica na gratuidade do serviço para a Instituição. Essas ferramentas são pagas pelo IFRN e hospedam outros serviços como o nosso e-mail institucional que é da Microsoft, mas o nosso usuário final – servidor ou aluno – poderá usá-lo sem preocupação, descartando opções ilegais de ter acesso a esses serviços. Mais um ponto de destaque é que o uso dessas funcionalidades está condicionado ao vínculo do usuário com o Instituto, ou seja, quando o aluno conclui o curso ou o servidor, por alguma razão, se desliga do IFRN, ele perde acesso a essas ferramentas”, lembrou o Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, André Duarte.
A DIGTI tem trabalhado ideias e estratégias de divulgação que promovam conhecimento desses serviços, facilitem sua utilização e gerem um maior aproveitamento para cada uma das ferramentas. O processo está em desenvolvimento e, atualmente, está traçando uma melhor forma de entrar em contato com alunos e servidores periodicamente, mas ainda não tem data definida para implantar esse mecanismo de comunicação. Para conhecer quais os serviços estão disponíveis através de sua matrícula no IFRN e como usufruí-los, confira a lista a baixo.
- IFRN Id
O primeiro dos serviços ao qual estudantes e servidores do Instituto passam a utilizar quando de seu vínculo é o IFRN Id - o usuário/matrícula e senha, informações únicas e usadas para acessar, basicamente, todos os serviços digitais do IFRN, seja e-mail, Suap ou acessar computadores que estejam em áreas administrativas ou laboratórios.
- Redes sem fio
Os servidores têm acesso a uma rede wi-fi coorporativa para execução dos trabalhos administrativos - essa rede também está disponível em modo cabeado. Já a eduroam é a rede sem fio que alunos e servidores podem utilizar para conectar celulares e demais dispositivos móveis. Este é um projeto internacional, patrocinado pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e, através do IFRN Id,alunos e servidores têm a possibilidade de acessar a rede sem fio de qualquer universidade, do Brasil ou do mundo, que tenha a eduroam. Por meio dessa rede, o IFRN possui mais de 7 mil dispositivos conectados a cada dia.
- Microsoft Office 365
Instituições de ensino, como o IFRN, possuem um diferencial junto ao licenciamento do Microsoft Office 365, que é a instalação de até cinco cópias do Office em computadores pessoais de alunos e servidores, possibilitando que eles desenvolvam suas atividades e trabalhos.
Esse convênio também dá direito a uma conta de e-mail com um terabyte de memória disponível e diversas ferramentas atreladas ao programa, como o OneDrive - serviço de armazenamento em nuvem, também com espaço de um terabyte - e o MicrosoftStream – plataforma para hospedar arquivos de vídeo, semelhante ao YouTube, e que, hospedado na nuvem da Microsoft, pode ser compartilhado internamente na rede.
A Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação está documentando todas as funcionalidades para divulgar à comunidade acadêmica um passo a passo de como usufruir das ferramentas em sua totalidade. Quem desejar desbravar os serviços pode acessar esse link e seguir os passos para validação do e-mail acadêmico e instruções básicas de acesso.
Alunos e servidores docentes possuem outras duas ferramentas através do convênio: o Microsoft Imagine Premium, uma ferramenta para desenvolvimento de software e fica disponível para estudantes e professores da área tecnológica vinculados às ciências exatas e engenharia; e uma licença de Windows gratuita, o que significa que alunos e professores que irão adquirir um novo computador pessoal, podem ter acesso a uma licença Windows através instituto. Essas ferramentas não estão disponíveis para servidores técnicos administrativos por uma restrição própria do convênio, prescrita pela Microsoft.
- Google Sala de Aula
Ferramenta exclusiva para alunos e professores, o Google Sala de Aula permite ao docente criar uma sala de aula virtual simples para compartilhar arquivos, realizar atividades e, vinculado a esse espaço, tanto professor quanto alunos têm direito a um e-mail Google (com a extensão @escolar.ifrn.edu.br), sem limite de armazenamento e com as mesmas funcionalidades do Gmail (Google Drive, Hangouts, etc). Para saber como acessar esse serviço clique aqui.
- File Sender
Uma solução para envio de arquivos maiores que 20 megabytes via e-mail é o File Sender, serviço disponível através da RNP, que gera um link de compartilhamento para arquivos grandes e o envia por e-mail. Para acessar o serviço basta clicar aqui; selecionar o IFRN na lista de instituições; informar matrícula e senha; e depois os dados do destinatário e arquivo a ser enviado.
- Palavras-chave:
- ensino extensao pesquisa servidores