Por dentro do ifrn

Ferramentas tecnológicas estão disponíveis para alunos e servidores

Através de vínculo com IFRN é possível acessar redes wi-fi, armazenamento em nuvem ilimitado e até licença do Windows

Publicada em 27/11/2017 Atualizada há 1 ano

Redes wi-fi disponíveis para alunos e servidores

Vincular-se a uma instituição significa que, a partir daquele momento, você terá deveres a cumprir junto àquele órgão. No entanto, também haverá direitos dos quais se poderá usufruir por meio deste vínculo. No IFRN, essa realidade não é diferente. Dentre esses direitos, servidores e alunos passam a acessar um conjunto de serviços tecnológicos que visam proporcionar uma melhor experiência àqueles que estão vinculados à Instituição. Rede wi-fi internacional, licenças Microsoft e Windows, e-mail com 1 terabyte de memória e acesso a ferramentas pagas, mas sem custo algum.

“É importante frisar que o fato de ser gratuito para o usuário não implica na gratuidade do serviço para a Instituição. Essas ferramentas são pagas pelo IFRN e hospedam outros serviços como o nosso e-mail institucional que é da Microsoft, mas o nosso usuário final – servidor ou aluno – poderá usá-lo sem preocupação, descartando opções ilegais de ter acesso a esses serviços. Mais um ponto de destaque é que o uso dessas funcionalidades está condicionado ao vínculo do usuário com o Instituto, ou seja, quando o aluno conclui o curso ou o servidor, por alguma razão, se desliga do IFRN, ele perde acesso a essas ferramentas”, lembrou o Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, André Duarte.

A DIGTI tem trabalhado ideias e estratégias de divulgação que promovam conhecimento desses serviços, facilitem sua utilização e gerem um maior aproveitamento para cada uma das ferramentas. O processo está em desenvolvimento e, atualmente, está traçando uma melhor forma de entrar em contato com alunos e servidores periodicamente, mas ainda não tem data definida para implantar esse mecanismo de comunicação. Para conhecer quais os serviços estão disponíveis através de sua matrícula no IFRN e como usufruí-los, confira a lista a baixo.

- IFRN Id

O primeiro dos serviços ao qual estudantes e servidores do Instituto passam a utilizar quando de seu vínculo é o IFRN Id - o usuário/matrícula e senha, informações únicas e usadas para acessar, basicamente, todos os serviços digitais do IFRN, seja e-mail, Suap ou acessar computadores que estejam em áreas administrativas ou laboratórios.

- Redes sem fio

Os servidores têm acesso a uma rede wi-fi coorporativa para execução dos trabalhos administrativos - essa rede também está disponível em modo cabeado. Já a eduroam é a rede sem fio que alunos e servidores podem utilizar para conectar celulares e demais dispositivos móveis. Este é um projeto internacional, patrocinado pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e, através do IFRN Id,alunos e servidores têm a possibilidade de acessar a rede sem fio de qualquer universidade, do Brasil ou do mundo, que tenha a eduroam. Por meio dessa rede, o IFRN possui mais de 7 mil dispositivos conectados a cada dia.

Microsoft Office 365

Instituições de ensino, como o IFRN, possuem um diferencial junto ao licenciamento do Microsoft Office 365, que é a instalação de até cinco cópias do Office em computadores pessoais de alunos e servidores, possibilitando que eles desenvolvam suas atividades e trabalhos.

Esse convênio também dá direito a uma conta de e-mail com um terabyte de memória disponível e diversas ferramentas atreladas ao programa, como o OneDrive - serviço de armazenamento em nuvem, também com espaço de um terabyte - e o MicrosoftStream – plataforma para hospedar arquivos de vídeo, semelhante ao YouTube, e que, hospedado na nuvem da Microsoft, pode ser compartilhado internamente na rede.

A Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação está documentando todas as funcionalidades para divulgar à comunidade acadêmica um passo a passo de como usufruir das ferramentas em sua totalidade. Quem desejar desbravar os serviços pode acessar esse link e seguir os passos para validação do e-mail acadêmico e instruções básicas de acesso.

Alunos e servidores docentes possuem outras duas ferramentas através do convênio: o Microsoft Imagine Premium, uma ferramenta para desenvolvimento de software e fica disponível para estudantes e professores da área tecnológica vinculados às ciências exatas e engenharia; e uma licença de Windows gratuita, o que significa que alunos e professores que irão adquirir um novo computador pessoal, podem ter acesso a uma licença Windows através instituto. Essas ferramentas não estão disponíveis para servidores técnicos administrativos por uma restrição própria do convênio, prescrita pela Microsoft.

Google Sala de Aula

Ferramenta exclusiva para alunos e professores, o Google Sala de Aula permite ao docente criar uma sala de aula virtual simples para compartilhar arquivos, realizar atividades e, vinculado a esse espaço, tanto professor quanto alunos têm direito a um e-mail Google (com a extensão @escolar.ifrn.edu.br), sem limite de armazenamento e com as mesmas funcionalidades do Gmail (Google Drive, Hangouts, etc). Para saber como acessar esse serviço clique aqui

File Sender

Uma solução para envio de arquivos maiores que 20 megabytes via e-mail é o File Sender, serviço disponível através da RNP, que gera um link de compartilhamento para arquivos grandes e o envia por e-mail. Para acessar o serviço basta clicar aqui; selecionar o IFRN na lista de instituições; informar matrícula e senha; e depois os dados do destinatário e arquivo a ser enviado.

extensao
pesquisa